Uma pesquisa feita pelo Conecta, braço de pesquisa online do Ibope, em parceria com a rádio CBN, mostrou que 58% dos entrevistadores participariam das eleições se o voto deixasse de ser obrigatório no Brasil. Outros 23% disseram que seguiriam, mas não regularmente, 16% declararam que não continuaria e 3% responderam que não sabiam. Foram ouvidos 4 mil brasileiroas para a amostra chamada de "Pergunte ao Brasil".

Questionados sobre as manifestações populares de 2013, 67% disseram que o Brasil não mudou nada após os protestos. Outros 23% acham que o País mudou para melhor e 10% disseram que o Brasil não só não mudou como ficou pior. Entre o que mudou, a resposta escolhida por 74% dos entrevistados foi o "poder da população", seguida por 56% que optaram pela "consciência política.

A causa que realmente mobilizaria os entrevistados seria o combate à corrupção, com 29%. Em segundo aparece a educação, com 21% e a saúde, com 16%. A pesquisa também perguntou se a Copa do Mundo trará ou não benefícios Sociais e econômicos para o Brasil. Dos 4 mil questionados, 49% disse que trará parcialmente, 35% que não trará e 13% que certamente trará. Outros 3% responderam não saber.

A pesquisa também mostrou que 61% escolheria o Brasil como país de origem caso pudessem nascer de novo, contra 39% que responderam que não. As perguntas foram escolhidas entre mais de mil sugestões enviadas por ouvintes da rádio e escolhidas pelo júri formado pela diretora do Ibope Márcia Cavallari e pelos jornalistas da CBN Gilberto Dimenstein, Juca Kfouri, Mariza Tavares e Mílton Jung.PORTALTERRA