Pages

domingo, 22 de dezembro de 2013

PSDB ARTICULA DOBRADINHA DE AÉCIO NEVES E TASSO JERREISSATI

Por ipuemfoco   Postado  domingo, dezembro 22, 2013   Sem Comentários

                       
Desde que autorizou seus aliados no PSDB a intensificarem negociações para a formação de uma candidatura “puro-sangue”, o senador Aécio Neves (direita), virtual candidato tucano ao Planalto, passou a ser pressionado a buscar um vice no Nordeste.

O argumento apresentado pelos tucanos é o de que pode ser arriscado deixar só por conta do adversário Eduardo Campos (PSB-PE) a tarefa de reduzir a força da presidente Dilma Rousseff na região.

E é nesse cenário, segundo o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, que o nome do ex-senador Tasso Jereissati surgiu, durante reuniões políticas em Brasília na última quinta-feira, 19, para fazer frente à penetração de Dilma no Nordeste.

“As sugestões de composição de chapa com o Aécio ainda estão num processo embrionário. Mas, o nome do Tasso, quando colocado, é sempre muito bem aceito”, explica.

No entanto, segundo o parlamentar cearense, o partido só deve deliberar sobre as possíveis composições em março do ano que vem. “Nós ainda estamos consumando os apoios partidários e as discussões ainda devem avançar muito. Mas o importante é que estamos unidos, sem mal-estar ou brigas”.

EM ANÁLISE

Hoje, além do ex-senador e ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati, outros dois nomes estão cotados na disputa pela vice-presidência pelo PSDB. 

São eles: o senador Aloysio Nunes (SP) e o deputado federal e presidente nacional do Solidariedade (SDD), Paulinho da Força. Enquanto Jere i ssa t i agregaria à chapa de Aécio “peso regional” e representatividade política, Aloysio Nunes tem a seu favor o “peso do voto”. 

O parlamentar foi o mais votado de São Paulo para assumir assento no Senado Federal, no último pleito. “O Aloysio tem expressão, bagagem política, além de fazendo um trabalho excelente neste mandato”, avalia Gomes de Matos. Já a indicação de Paulinho da Força atenderia a uma exigência do Solidariedade, partido capitaneado pelo parlamentar, no rearranjo partidário, além de agregar “forças sindicais à proposta do Aécio”.

PRIORIDADE TUCANA

Mesmo diante de adversários de peso, tucanos ligados ao senador mineiro fazem campanha para Tasso Jereissati. Por ser o principal reduto eleitoral do Partido dos Trabalhadores, o Nordeste e a questão regional são, hoje, as principais preocupações de núcleo de campanha do PSDB. Em defesa de Jereissati, Gomes de Matos elenca também a fragilidade na macroeconomia do país. 

“Tasso fortalece o discurso por essa linha. Além disso, tem credibilidade com o empresariado e com o PIB nacional”. Segundo ele, com os nomes na mesa, o próximo passo é expor os candidatos a pesquisas qualitativas e quantitativas e decidir o melhor caminho para 2014. “Que é importante para o Nordeste ter um vice, não resta dúvida. Agora, resta toda essa ponderação de discurso, quantidade de voto”, declara.

E TASSO? ACEITA?

Questionado, Tasso Jereissati descartou veementemente a possibilidade de ser vice do senador mineiro Aécio Neves na disputa ao Planalto. Ainda assim, e na contramão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que defende um nome paulista à vice, os
aliados do presidenciável tucano insistem na tese. “Nada está descartado, mas também não é uma coisa que está definida. São ensaios, simulações. Não existem disputas de grupo. As discussões ainda vão avançar”, promete Gomes de Matos.CEARÁ NEWS

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee