Pages

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PETISTAS DIVIDIDOS APÓS CRÍTICAS DE CID A GUIDO MANTEGA

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, dezembro 19, 2013   Sem Comentários

                   


Ministro foi acusado por Cid de "retaliar" o Ceará. Petistas em Brasília mantiveram silêncio, enquanto opositores ao governador dizem que ele precisa "Clavar a boca"
antes de falar de Mantega

Uma parte do PT silenciou e optou por não se meter no fogo cruzado entre o governador Cid Gomes (Pros) e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, acusado pelo cearense de “retaliar” e “plantar” notícias contra o estado.


 Embora Mantega seja um dos filiados mais influentes do PT, integrante do “núcleo duro” do Governo Dilma Rousseff (PT), a defesa do ministro coube apenas à ala do partido que faz oposição à gestão cidista no Ceará. Alguns dos petistas preferiram ficar ao lado do chefe do Palácio da Abolição.

Procurados pelo O POVO, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, o senador cearense José Pimentel, e o deputado federal Artur Bruno foram alguns dos que, por meio de suas assessorias, disseram que preferiam não se manifestar.

“Injusto e ingrato”

Na segunda-feira, Cid disse que Mantega estaria incomodado com a proximidade de Dilma com o Ceará. Ele ainda insinuou que o chefe da Fazenda estaria por trás da divulgação, na imprensa nacional, do rebaixamento da análise financeira do Ceará pelo Tribunal de Contas da União. Por meio de nota, Mantega desmentiu.


Perguntado se a crítica de Cid seria legítima, o presidente do PT do Ceará, Francisco de Assis, tentou o meio termo. “Há um conjunto de movimentos que, ao longo dos anos, demonstra preconceito com o Nordeste, em geral. É no mínimo estranho (a divulgação da notícia). Não colocaria com a ênfase do Cid, mas é algo que não está dentro dos padrões normais”.

No momento em que se cogita possível ida de um dos Ferreira Gomes para o ministério de Dilma, de Assis refutou qualquer impacto negativo das declarações.

Na linha inversa, o deputado federal Eudes Xavier (PT) partiu para cima de Cid, em apoio ao ministro. “O governador tem de lavar a boca antes de falar do Mantega, que é um homem catedrático, não é um político provinciano. O governo federal até hoje fez tudo pelo Ceará. Liberou tudo que o Ceará solicitou. É um homem republicano”, defendeu.

O presidente do PT de Fortaleza, Elmano de Freitas, também tomou o lado de Mantega. “O governador está sendo injusto e ingrato com um ministro que viabilizou um volume de recursos como o Ceará nunca viu. Está tentando jogar uma cortina de fumaça na realidade financeira do Estado”.

O ex-secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho (Pros), não quis opinar sobre as declarações de Cid. “O que o governador disse tá dito. O que eu digo é que hoje o Ceará ainda pode contratar R$ 20,6 bilhões de dívida pública”.
OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee