Pages

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O CEARENSE DE QUIXERAMOBIM :GENOINO,DE EX-GUERRILHEIRO E POLÍTICO INFLUENTE A MENSALEIRO PRESO

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, novembro 25, 2013   Sem Comentários

Condenado por participar do esquema do mensalão já foi o deputado mais votado do Brasil. Nas últimas eleições, conseguiu cadeira apenas como suplente.


 Cearense de Quixeramobim, nascido em 3 de maio de 1946, José Genoino Neto percorreu uma longa trajetória antes de se tornar deputado federal pela primeira vez, nas eleições de 1982. Na foto, o petista em 1983, logo após assumir o cargo. Antes já havia sido auxiliar de padre, líder estudantil e guerrilheiro.

Após passar a infância em Quixeramobim, Genoino mudou-se, na adolescência, para Senador Pompeu, também no Ceará, onde teve a ajuda do pároco local para completar os estudos. Em 1964 mudou-se para a capital do Estado e, posteriormente, iniciou o curso de filosofia. Começou a atuar no movimento estudantil.
Em 1968, Genoino iniciava sua carreira política em outra legenda, o PCdoB. Com o AI-5, ato que endureceu o regime militar ainda em 1968, o PCdoB tornou-se ilegal. E Genoino passou a viver na clandestinidade.

Em 1970, Genoino deixou a cidade de São Paulo, onde seguia clandestino, para entrar na luta armada. Com identidade falsa, foi a Imperatriz, no Maranhão, e entrou na mata na região do Araguaia, onde recebeu treinamento como guerrilheiro.

Em 1972, acabaria preso, ao se perder de seu grupo na selva. Genoino seria, então, torturado e passaria cinco anos preso. Nessa época, começou a namorar a sua atual mulher, Rioco, também detida após ser perseguida pela ditadura.


Em 1977, deixa a cadeia e passa a dar aulas de história em cursinhos de São Paulo. Casa-se com Rioco e adota o Corinthians (que havia acabado de sair da fila de 23 anos sem título) como time do coração.

Em 1980, Genoino participa da fundação do PT. o ex-guerrilheiro Foi como militante do PT que Genoino chegou pela primeira vez ao Congresso, em 1982. Seria eleito deputado federal cinco vezes seguidas. Na última, em 1998, conquistou 307 mil votos — tornando-se o deputado mais votado na época

Quatro anos depois da mais bem-sucedida campanha para o Congresso, Genoino decide disputar, em 2002, o governo de São Paulo. Chega ao segundo turno, mas é derrotado pelo então governador tucano Geraldo Alckmin, que havia herdado o cargo após a morte de Mario Covas. Lula vence as eleições para presidente.

No mesmo ano de 2002, Genoino torna-se presidente nacional do PT, substituindo José Dirceu. Um ano depois, no primeiro ano do governo Lula, segundo conclusão do STF, teria início o mensalão e, com o esquema de corrupção, a decadência política do ex-guerrilheiro


Em março de 2005, após balanço sobre os 25 anos do partido. Em junho do mesmo ano, o então deputado Roberto Jefferson denunciaria o esquema de compra de votos durante o governo petista.


A denúncia atingiria em cheio a cúpula do PT. Genoino ainda resistiria na presidência do partido por um mês. Mas, em julho, ocorreu a prisão de José Adalberto Vieira da Silva, assessor do deputado estadual cearense José Nobre Guimarães, irmão de Genoino. Silva foi detido no aeroporto de Congonhas, com R$ 437 mil em notas de real e dólar — parte delas, escondidas na cueca. 
O episódio fez com que o ex-guerrilheiro renunciasse ao cargo máximo no partido, dando lugar a Tarso Genro. Acima, Genoino e José Dirceu brindam pelos 25 anos do PT.


Um ano depois, em 2006, ainda durante o governo Lula, Genoino volta ao Congresso Nacional, elegendo-se novamente deputado. Desta vez, porém, com um terço dos votos obtidos em 1998: 98 mil pessoas apoiaram o petista nas urnas.


Em 2012, o Supremo Tribunal Federal julga os réus acusados de participar do mensalão. Principais nomes do partido na época do escândalo, Genoino e Dirceu são condenados por corrupção ativa e formação de quadrilha

Em janeiro de 2013, segurando exemplar da Constituição, o ex-presidente do PT e suplente de deputado, condenado a seis anos e 11 meses de prisão, toma posse no Congresso Nacional, substituindo parlamentares que assumiram prefeituras após as eleições do ano anterior.



m 15 de novembro de 2013, um ano após ser condenado, Genoino tem a prisão decretada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. O ex-guerrilheiro deixa sua casa, o mesmo sobrado no Butantã em que morava na época de seu auge político, e se entrega à Polícia Federal em São Paulo.R7

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee