Pages

sábado, 2 de novembro de 2013

ECLIPSE SOLAR PODERÁ SER VISTO NO NORTE E NORDESTE DO BRASIL

Por ipuemfoco   Postado  sábado, novembro 02, 2013   Sem Comentários

                                    Eclipse solar será visto no Norte e no Nordeste no domingo
Olhar diretamente para o sol não é recomendado porque pode prejudicar o cristalino do olho e, em caso extremo, levar a cegueira
Um eclipse solar – alinhamento entre Sol, Lua e Terra – irá acontecer no próximo domingo (3) entre as 9 e 11 horas da manhã. No Brasil, o evento poderá ser observado de forma parcial somente no Nordeste e em alguns estados do Norte, como Pará, Amapá, Roraima, e algumas regiões do Amazonas e do Tocantins.

De acordo com o diretor do Planetário do Centro Dragão do Mar, em Fortaleza, professor Berneval Carneiro, cada eclipse é único e esse tipo específico ocorre em um período conhecido como Saros, em que a cada 18 anos um novo fenômeno com as mesmas características pode ser observado. “Próximo ano pode ocorrer esse mesmo eclipse, mas com outras geometrias”.

Como o brilho do sol só será parcialmente coberto, as pessoas precisam tomar alguns cuidados para observar o eclipse. “Olhar diretamente para o sol não é recomendado porque pode prejudicar o cristalino do olho e, em caso extremo, levar a cegueira. O céu não vai escurecer, alguém com a devida proteção pode ver a lua ‘mordendo’ o brilho do disco do sol.”

Para quem quer olhar de forma segura em direção ao eclipse, o diretor do Planetário dá a dica de utilizar o vidro número 14, que existe no capacete de soldador metalúrgico como proteção. Com intensidade variada nos diferentes pontos da Terra, o fenômeno completo só será visto em uma parte da África e no Oceano Atlântico.TRIBUNADOCEARÁ

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee