Pages

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DIRCEU,GENOINO E DELÚBIO ESTÃO PRESOS EM REGIME SEMIABERTO

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, novembro 18, 2013   Sem Comentários


                                       


O juiz Ademar de Vasconcelos, titular da Vara de Execução Penal do Distrito Federal, decidiu nesta segunda-feira transferir José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares
da instalação de regime fechado do Complexo Penitenciário da Papuda para a instalação prisional de regime semiaberto, mas sem direito a benefício externo.
Eles estão agora no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), que fica no mesmo complexo. Inicialmente, a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) havia informado que eles seriam transferidos para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP).

Jacinto Lamas e Romeu Ferreira Queiroz também vão cumprir pena no CIR até a homologação dos pedidos de benefícios, como trabalho externo. Os réus Marcos Valério Fernandes de Souza, Cristiano de Mello Paz, José Roberto Salgado e Ramon Hollerbach Cardoso, condenados em regime fechado, passam a cumprir pena na Papuda.

A ex-presidente do Banco Rural Katia Rabello, condenada em regime fechado, e Simone Vasconcelos, ex-diretora da SMP&B de Marcos Valério, condenada em regime semiaberto, passam a cumprir a pena, inicialmente, no 19º batalhão da Polícia Militar DF, também no Complexo


Mais cedo, o advogado do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, José Luís de Oliveira, se reuniu com Vasconcelos e entregou o pedido por cumprimento da pena por seu cliente em regime semiaberto. 
O advogado visitou seu cliente no começo da tarde desta segunda-feira no Complexo da Papuda, quando informou que iria se encontrar com o juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal para entregar a petição. Dirceu está cumprindo pena de sete anos e 11 meses por corrupção ativa. Penas inferiores a oito anos são cumpridas em regime semiaberto.

- Cada minuto que meu cliente fica no regime fechado é um ato de ilegalidade. Eu pude constatar, ao visitar meu cliente, que ele se encontra sereno, sabedor da situação dele. José Dirceu é um homem que tem força interior para enfrentar a situação. Mas o fato é que meu cliente, que foi condenado ao regime semiaberto, conforme o próprio presidente do STF declarou em sessão plenária, se encontra em regime fechado. Estou a caminho do juiz de execuções penais, para relatar a ele e despachar uma petição – disse Oliveira, antes de ingressar com o pedido.

O juiz Ademar de Vasconcelos disse ao GLOBO hoje que a decisão sobre eventuais transferências dos réus do mensalão às suas cidades de origem será tomada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa. 
O magistrado se reuniu com advogados de defesa de Kátia Rabello e do ex- diretor do banco Rural José Roberto Salgado, que pediram a transferência de seus clientes para Minas Gerais. Vasconcelos afirmou que se limitará ouvir o ministério público. A decisão caberá a Barbosa.

O CIR fica na Papuda e é destinado principalmente a detentos que necessitam de condições especiais de segurança. A unidade tem basicamente cinco tipos de presos: os que cumprem semiaberto e não têm onde trabalhar; ex-policiais, que ficam numa ala especial; condenados por estupro ameaçados em outros presídios; presos provisórios com direito à prisão especial, que ficam em outra ala específica; e pessoas em extradição à disposição do STF – uma ala especial com sete celas se destina a este grupo. Agentes penitenciários definem o CIR como um “semiaberto fechado”, pois os detentos são alocados nas oficinas de trabalho existentes no local e não podem deixar a unidade.

No regime semiaberto, os presos podem sair para trabalhar, caso comprovem a um juiz a existência do emprego. Os condenados também têm direito a praticar esportes e a tomar banho de sol.OGLOBO


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee