Pages

sábado, 9 de novembro de 2013

CELULAR ILUMINA CASA DE FAMÍLIA EM POVOADO BAIANO

Por ipuemfoco   Postado  sábado, novembro 09, 2013   Sem Comentários

                                Raul Spinassé/Folhapress


E carregar o aparelho já virou rotina: uma amiga empresta a tomada sempre aos finais de semana. "Carrego o celular, mas a bateria dura só até quarta, quinta. Nunca dá para a semana toda"

No mesmo povoado baiano que Lula visitou em 2006 para celebrar a chegada da eletricidade, uma família só consegue enfrentar o escuro com a luz de um celular.

A situação remete às dificuldades de acesso do Luz para Todos a áreas remotas. Na casa de Edinéia Conceição, 28, no povoado do Paiaiá, em Santo Estevão (BA), a luz não chegou por falta de poste, diz a dona de casa.

O vizinho improvisou um "gato" no poste a 20 metros da casa de Edinéia, mas não houve acordo para que ela também usasse a ligação.

Órfã e sem ajuda dos pais de seus filhos, Edinéia tem a única fonte de renda nos R$ 215 do Bolsa Família. O orçamento apertado não banca as velas necessárias, recurso que ainda traz risco de incêndio: uma tábua já pegou fogo, que quase se alastrou.

Como a fumaça do candeeiro também causava tosse, o celular de R$ 150 perdeu a função original (também não sobra para créditos) e faz as vezes de lanterna na casa de três cômodos em que Edinéia vive com dois filhos.

E carregar o aparelho já virou rotina: uma amiga empresta a tomada sempre aos finais de semana. "Carrego o celular, mas a bateria dura só até quarta, quinta. Nunca dá para a semana toda", diz.

O filho mais velho da dona de casa abandonou a escola neste ano, e a mãe acha que a falta de luz teve sua culpa.

"Ele fazia [sob luz de velas] uma questão [de tarefa de casa] e parava". Apesar do apagão doméstico, o adolescente acessa a internet em um centro ao lado de casa e mantém conta em rede social.
A Prefeitura de Santo Estevão disse que vai fazer estudos para tentar levar energia até a casa de Edinéia. Informou ainda que o índice de ligações elétricas na área rural da cidade é de 99%.FOLHADESÃOPAULO

                             

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee