Pages

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

CARTÃO INFANTIL; CRIANÇAS NÃO IRÃO MAIS PASSAR POR BAIXO DA CATRACA

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, novembro 20, 2013   Sem Comentários

                            
A partir do dia 2 de dezembro, a Prefeitura de Fortaleza realiza o cadastro do Cartão da Gratuidade Infantil e habilita nova função em carteiras de estudante para crianças que têm direito à isenção de tarifa nos coletivos. O benefício é para crianças de dois a seis anos ou de qualquer idade, mas com altura igual ou inferior a 1,10 metro. 

As unidades do Bilhete Único ficarão disponíveis para cadastro, que pode ser feito pelo pai, mãe ou responsável legal (ver quadro abaixo). A medida pretende evitar que as crianças passem por baixo da catraca em ônibus e vans, como acontece atualmente.

Crianças matriculadas em escolas municipais poderão utilizar a carteira estudantil para registrar a passagem gratuita no validador do coletivo. A função de gratuidade deve ser habilitada em um dos pontos de cadastro. Aquelas que estão fora da escola podem solicitar o cartão nos mesmos postos de atendimento.

Crianças com idade acima de sete anos e altura igual ou inferior a 1,10m devem fazer a biometria facial e de altura na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). O benefício não exclui a gratuidade para quem apanhar o transporte coletivo sem o novo cartão.

De acordo com Antônio Ferreira, diretor técnico da Etufor, o cartão, que fica pronto 15 dias após a solicitação, deve ser recebido no mesmo ponto escolhido para o cadastro. Os documentos terão validade de um ano e podem ser renovados caso a criança ainda se encaixe no perfil do programa.

“Com o cartão, o validador terá como computar a quantidade de passageiros beneficiados pela gratuidade infantil. Isso ajuda o órgão competente a dimensionar corretamente a frota”, explica Ferreira. Ainda segundo o diretor técnico, o projeto facilita o trabalho de motoristas e cobradores na hora de identificar quais crianças têm direito à gratuidade.

Para a auxiliar de cozinha Vanessa Hirte, 31, a proposta é positiva. De ônibus, ela costuma levar o filho Wander, de seis anos. “É interessante porque ele não vai mais precisar se sujar no chão do ônibus”, conta. Conforme Vanessa, a travessia por baixo da catraca é um risco. “O ônibus balança muito, o menino pode até se machucar enquanto passa.”

A van é o transporte mais usado nas viagens de Renata Ferreira, 20, com o filho Victor Miguel, de dois anos. A mãe diz que o cartão vai trazer mais tranquilidade. “Às vezes, o motorista vai com tudo. O Miguel já caiu várias vezes porque não consegue levantar depois de passar”, reclama.

Serviço

Onde cadastrar?Unidades do Bilhete Único nos terminais do Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Lagoa, Messejana, Papicu, Parangaba e Siqueira. 

Praças Coração de Jesus (Centro) e José de Alencar (Centro). 
Etufor (Avenida dos Expedicionários, 5677 – Vila União) - local para biometria facial e de altura para crianças de 7 anos ou mais 

Sindiônibus (avenida Borges de Melo, 60 – Aerolândia) 

A partir do dia 2 de dezembro. O cadastro não possui prazo final, e o sistema fica disponível para adesão a qualquer momento. 

Que documentos levar?

RG do responsável pela criança;

CPF ou documento atualizado com foto do responsável pela criança; 

Comprovante de residência atualizado com CEP;

Certidão de nascimento da criança.


Quem pode receber o benefício?

Crianças de 2 a 6 anos de idade;

Crianças com altura inferior ou igual a 1,10m (de qualquer idade) - crianças matriculadas em escolas municipais podem habilitar a função de gratuidade na carteira estudantil. As demais podem solicitar o Cartão da Gratuidade Infantil.

Até quando vale?

Até a data em que a criança completa 7 anos;

Até a validade da carteira estudantil;
Até a validade impressa no cartão de gratuidade, que deve ser de um ano.

FONTE; JORNAL O POVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee