Pages

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

AÇÃO CONTRA JOAQUIM BARBOSA; PETISTAS DESISTEM POR FALTA DE APOIO

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, novembro 20, 2013   Sem Comentários

                                 Deputados petistas escutam discurso de José Guimarães (PT-CE), irmão de Genoino, que criticou STF Foto: Ailton de Freitas / O Globo
A bancada do PT no Senado partiu para a ofensiva nesta terça-feira e tentou articular ações para contestar a condução do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, na execução das penas na última sexta-feira. 

Além de discursos no plenário, os senadores decidiram hoje que vão fazer uma visita de solidariedade aos três petistas presos no presídio da Papuda na quinta-feira pela manhã. Mas, sem apoio de outros líderes da base, a ideia de encaminhar um pedido de explicações a Barbosa, em nome do Senado, foi sepultada por enquanto. 

A decisão, segundo o líder Wellington Dias (PI), foi apenas referendar uma nota do PT contestando a espetacularização midiática das prisões, a transferência para Brasília dos 11 primeiros presos e a cobrança de isonomia entre o julgamento do mensalão e do chamado mensalão mineiro.

- Os senadores do PT vão fazer uma visita de solidariedade ao Dirceu, Delúbio e Genoino. Tivemos com eles uma convivência e reconhecemos sua importância histórica como ministro, dirigente sindical e partidário. 

As pessoas precisam de apoio é nessas horas. A bancada não pode esquecer a essência do PT que é a solidariedade com os companheiros - disse Wellington Dias.

Ele negou que o PT tenha ajudado o ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, a fugir para a Itália.

- Eu participei da reunião do Diretório Nacional do PT e pelo que eu fui informado, foi um ato de iniciativa do Pizzolato. Essa é uma decisão de foro íntimo. Nem mesmo os advogados podem interferir - disse Wellington Dias ao ser questionado sobre a nota de Cláudio Humberto.

Na tribuna, o vice presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC) travou um duro embate com o líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), ao cobrar do Supremo explicações sobre a condução da execução das prisões, e tratamento isonômico no julgamento do mensalão mineiro do PSDB, que ele disse ter sido o embrião do mensalão do PT. 

O petista, no discurso, acusou a imprensa de ter encoberto as denúncias de compra de votos para a reeleição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Aloysio então rebateu, dizendo que a Imprensa não encobriu a compra de votos, porque ela não existiu.

- Isso foi uma infâmia repetida a exaustão e que repercutiu amplamente. Passados tantos anos, ninguém nunca provou um milímetro, mesmo com o PT com a faca e o queijo na mão, não avançou um milímetro - disse o tucano.

Jorge Viana usou declarações do ministro Marco Aurélio Mello para condenar o que chamou de espetacularização midiática e abuso nas prisões em regime fechado. E confessou que não foi fácil subir à tribuna para fazer o discurso:

- Para mim vir a tribuna falar disso tem um gosto amargo. Tem um sofrimento ver pessoas que participaram junto comigo para mudar o Brasil, hoje estão prestando contas de uma forma muito dura.

No final de seu discurso o senador Roberto Requião (PMDB-PR) estava pronto para subscrever qualquer interpelação que o PT quisesse fazer ao Supremo sobre as prisões.

- A execução midiática das penas é uma ameaça a todos os brasileiros e não pode ser tolerada pelo Senado nem pelo Supremo.

Deputados do PT fazem maratona de discursos contra mensalão mineiro

Integrantes da bancada do PT deflagraram na tarde desta terça-feira uma maratona de discursos em apoio aos petistas José Dirceu e José Genoino, que estão presos por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), como réus do mensalão. 

Vários petistas cobraram providências do Supremo sobre o caso do mensalão mineiro, que envolve o PSDB. O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), disse, em discurso na Tribuna, que os dois petistas "deram suas vidas pela democracia" e repetiu, várias vezes, que o PT "não é um partido corrupto".

- Não justifica essa condenação, o espetáculo que foi, sobretudo nos últimos fatos. Estamos preparados para enfrentar o espetáculo. Quais foram os crimes que Genoíno e Dirceu cometeram? Nossa mais irrestrita solidariedade. Deram suas vidas para construir a democracia no Brasil. E esses democratas de meia tigela...O que está em jogo neste momento é a preservação do partido, PT - disse Guimarães, acrescentando: - Quem fez negociata aqui foi o PSDB, que comprou a reeleição de FH. Cadê a Justiça?

Guimarães disse ainda que o irmão Genoíno "não tem condições de ficar preso". Ele relatou os problemas de saúde do irmão.

- Não vamos aceitar isso - disse ele.

Emocionado, Guimarães afirmou que a toga que hoje manda prender dirigentes do PT é a mesma que, na ditadura militar, teria dado cobertura à tortura, mortes, sequestros e violações. Ele chamou ainda de "democratas de meia tigela" os que chamam o PT de partido corrupto.

- Muitos, na ditadura militar, usavam a toga para dar cobertura para a tortura, as violações, prisões, sequestros, mortes, silenciosamente. É a mesma toga que hoje criminaliza dirigentes do PT que não cometeram nenhum crime. Hoje estão fazendo contra o PT. Esses democratas de meia tigela que hoje se escondem sob o manto da democracia para colocar no PT a pecha de corrupto, o que não é - disse Guimarães.

O líder do PT rebateu ainda declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que apoiou a prisão dos condenados no julgamento do mensalão:

- Não estamos aqui para fazer negócio nem negociata, quem fez foi o PSDB, que comprou a reeleição do Fernando Henrique. Cadê a justiça que não fez nada? Cadê o MP (Ministério Público) de São Paulo que não bota para andar o processo da Alston?

O vice-presidente da Câmara, o deputado André Vargas (PT-PR) criticou a prisão de condenados pelo mensalão.

- A lei está valendo pouco no Brasil. Alguns foram presos sem que o processo tenha transitado em julgado. E, no caso do Genoino, a prisão domiciliar é mais adequada. O pleno do Supremo vai colocar um freio nessa insanidade em curso. O ministro Joaquim Barbosa não está se pautando pela legalidade - disse Vargas.

Questionado sobre a previsão de que o STF julgue o mensalão mineiro no primeiro semestre do ano que vem, Vargas afirmou não desejar que o PSDB tenha o mesmo tratamento do PT:

- A vingança não nos move. Não quero que aconteça com o PSDB o mesmo. O que houve nos dois casos foi crime eleitoral.

O primeiro a discursar foi o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que encerrou com gritos de "Viva o PT, Viva Dirceu, Viva Genoíno". Ele cobrou ainda ações sobre o mensalão mineiro.

Na mesma linha, o deputado Paulo Feirreira (PT-RS), ex-tesoureiro do partido, disse que os discursos eram em defesa dos dois petistas. Ao lado dele, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), filho de Dirceu.

- Em cinco meses, vão prescrever penas do mensalão do PSDB - disse Paulo Ferreira.

Mais cedo, a deputada Ética Kokai (PT-DF) visitou os dois na Papuda.

- A situação do Genoino é muito preocupante - disse ela, depois da visita e ao chegar à Câmara.

Ex-presidente do PT, o deputado Ricardo Berzoini (SP) criticou, em discurso, as condições em que foram feitas as prisões e afirmou que Joaquim Barbosa está fazendo "marketing político de si próprio".

- As prisões foram um espetáculo de marketing do ministro Joaquim Barbosa, que não honra o poder Judiciário.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee