Pages

terça-feira, 22 de outubro de 2013

PROS E SOLIDARIEDADE AVANÇAM NOS MUNICÍPIOS DE OLHO NAS ALIANÇAS

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, outubro 22, 2013   Sem Comentários

                                       
Prazo para filiação de políticos, sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária, termina na próxima quinta-feira.

Prefeitos e vereadores de todo o país têm até quinta-feira para deixarem os atuais partidos e ingressarem nos recém-criados Pros e Solidariedade.

Pela legislação eleitoral, qualquer sigla dispõe de um mês para buscar filiados após a data de fundação. Como os dois foram aprovados pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 24 de setembro, a correria para fechar o maior número de políticos possível é grande nas cidades brasileiras e pode alterar a base de apoio político dos postulantes ao Planalto em 2014, sobretudo Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). O Pros apoia a petista e o Solidariedade já disse que estará ao lado do tucano.

As legendas dos presidenciáveis no pleito do próximo ano estão de olho nas negociações partidárias. Como as bases eleitorais nos municípios são importantes na definição de apoios locais, a montagem dos palanques passa, necessariamente, pelas alianças entre os partidos.

Hoje, os três partidos confirmados na aliança de Dilma comandam 1.715 prefeituras. Aécio tem 980 prefeitos ao seu lado. E a dobradinha Marina Silva–Eduardo Campos, 568. O movimento atrás de filiados sem que haja infidelidade partidária é parecido com o que ocorreu no Congresso no começo do mês, antes de vencer o prazo de mudança de sigla um ano antes das eleições de 2014: 5 de outubro. Quem mudar de partido depois dessa data, no entanto, está impedido de disputar um cargo eletivo no ano que vem.

A procura por novos integrantes também afeta diretamente o cofre das siglas recém-criadas. Na busca pela milionária verba do fundo partidário, que distribui 5% dos recursos de forma igualitária para todos os partidos e 95% de acordo com o total de votos recebidos na última eleição para a Câmara, os candidatos a deputado federal em 2010 que mudarem para o Pros ou Solidariedade levam os votos. Ou seja, mesmo aqueles que não conseguiram se eleger tem potencial financeiro pelo critério de distribuição do fundo.
 Correio Braziliense

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee