Pages

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PEGADINHA DO IBOPE DEIXA COMANDO TUCANO EM ALERTA

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, outubro 18, 2013   Sem Comentários

:
Pesquisa coordenada pelo conhecido Carlos Augusto Montenegro (à dir.) tende a trazer resultados bem diferentes dos obtidos até aqui por outros institutos de credibilidade; pergunta associa presidenciáveis a seus apoiadores mais midiáticos; Dilma é colada a Lula, Aécio Neves a Fernando Henrique e Eduardo Campos a Marina Silva; 

Receio tucano é o de que Lula catapulte presidente, ex-ministra eleve governador de Pernambuco, mas FHC, que anda retraído, rebaixe Aécio; suspeita de prato feito para gerar indigestão na candidatura do partido e sobressair quem é amigo das sombras; José Serra; com ele na cena, coisas estranhas sempre podem acontecer; mera coincidência?

Nesta semana, um texto do jornal O Estado de S. Paulo, do qual o ex-governador José Serra é colunista, marcou um ponto fora da curva na pauta política. Tratava de especular sobre uma jamais cogitada chapa puro sangue ente os tucanos, com o senador mineiro Aécio Neves e o ex-governador José Serra dentro dela – mas não necessariamente nesta ordem de candidato a presidente e vice. Uma lampadinha de preocupação piscou, diante da leitura, na sala de comando do PSDB nacional.

Nesta sexta-feira 18, apurou 247, o alerta amarelo dos tucanos está acendendo e apagando bem mais intensamente. É que os dirigentes do PSDB estão trabalhando com a informação de que uma pesquisa Ibope, do rematado Carlos Augusto Montenegro, tende a trazer resultados, nos próximos, bem diferentes dos obtidos até aqui por outros institutos de credibilidade.

Batendo na tecla do programa de governo, no perfil jovial e, ao mesmo tempo, experiente do senador Aécio Neves, os tucanos acreditam que podem sair perdendo feio, na pesquisa Ibope em curso, em razão de um reducionismo que, para seus adversários, pode vir a calhar.

Como se fossem entes únicos e indissolúveis, o Ibope saiu em campo perguntando, de acordo com as informações que correm entre os tucanos de alta plumagem, em quem o eleitor pretende votar. Mas em termos seguintes: em Dilma apoiada por Lula, Aécio por Fernando Henrique Cardoso ou Eduardo Campos por Marina Silva.

Esse é mesmo o quadro político atual, mas nunca haverá espaço, na urna eletrônica, para que um candidato surja diante do eleitor com um, dois, dez ou cem de seus apoiadores.

A ser mesmo efetiva a informação do comando nacional do PSDB, todo ele fechado em torno do presidente da agremiação, o próprio candidato Aécio, o temor é o de que a associação direta distorça a fotografia real deste momento da corrida eleitoral. 

Com Lula fazendo-se de dublê de candidato para a presidente Dilma e a ex-senadora Marina Silva emprestando seu charme alternativo ao governador Campos, os tucanos estão, neste momento, trabalhando a imagem de Aécio Neves como um experiente ex-governador de Minas Gerais, dono de um programa de governo pragmático na economia, mas sem terem a preocupação de grudarem a imagem dele à de FHC.

No final do ano passado, o ex-presidente lançou a candidatura de Aécio, que vai empolgando o partido à medida em que roda o país visitando diretórios estaduais, municipais e bases. 

O senador mineiro não tem feito esse périplo, porém, com FHC a tiracolo. O presidenciável está, muito mais, procurando apoio no coletivo de seu partido e no entusiasmo da militância, do que em uma figura carismática – para o bem ou para o mal.

Os tucanos do entorno do Aécio estão certos de que o que chamam de 'pegadinha' do questionário – eles realmente não têm dúvidas de que a pergunta consta do questionário que circula o Brasil – pode criar uma ilusão de ótica entre o eleitorado: Aécio em declínio para o realce de quem está fora do páreo e, até duas semanas atrás, ameaçava deixar o partido por falta de espaço para circular. Sim, José sempre ele Serra.

A informação sobre a pesquisa Ibope corre, no mais alto ninho tucano, associada à notícia do Estado, segundo a qual a hipótese da chapa puro sangue é plausível.

Um chefe tucano que conversou com 247 acredita que uma bem urdida estratégia serrista para minar Aécio já estaria em curso, bem antes do que esse mesmo tucano acreditava que estaria. O circuito Estadão-Ibope seria o primeiro trecho do percurso nessa estrada tortuosa e obscura capaz de obnubilar a visão dos motoristas mais experientes. Como se sabe, no escuro dos bastidores Serra consegue enxergar muito bem.

Não há data, ainda, para o sinal amarelo entre os tucanos apagar – ao menos não até que a tal pesquisa circule à luz do dia e mostre todos os seus tons de cinza.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee