Pages

terça-feira, 1 de outubro de 2013

GESTORES PÚBLICOS; PROCESSOS CONGELADOS NOS TRIBUNAIS DE CONTAS HÁ MAIS DE 40 ANOS

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, outubro 01, 2013   Sem Comentários

A despeito do arcabouço de leis que garante a transparência dos órgãos públicos, o controle social ainda enfrenta barreiras longe de serem resolvidas. Levantamento solicitado pelo Diário do Nordeste revela que no Tribunal de Contas do Estado (TCE) 1.026 contas de gestores não foram julgadas pela Corte, algumas delas de 40 anos atrás. 

Em situação mais nebulosa encontra-se o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que sequer divulga o total desses processos que aguardam julgamento. De 2007 até hoje, são 3.005 contas que não foram julgadas.

Vice-presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia, Júlio César Filho diz que a Casa tem aprovado todas as contas de governo 

Na prática, se essas pessoas que ocuparam cargos públicos não têm as contas apreciadas, ficam sob permanente suspeita. Além disso, os recursos públicos manipulados nas secretarias das prefeituras e do Estado não passam pelo pente-fino das fiscalizações, favorecendo desvios de recursos e outras irregularidades. 

As cifras não monitoradas fogem do controle até dos tribunais de contas - que não têm dados precisos sobre o assunto -, mas a estimativa é de que esses valores sejam nada modestos.

Só para se ter noção do congelamento de alguns processos, até o momento, o TCE não julgou as contas de gestão da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) do ano de 1974, de quase quatro décadas atrás. Outras centenas estão em situação semelhante. 

Como já foram prescritas, a fiscalização desses recursos também passou em branco pelo Tribunal. A Secretaria da Saúde tem contas de 1991 e de anos posteriores que ainda não foram analisadas pela Corte de Contas do Estado.

Na Assembleia Legislativa, a Comissão de Fiscalização e Controle tem o papel de acompanhar "atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta", sendo responsável também por analisar os pareceres encaminhados pelos tribunais de contas do Estado e dos Municípios referentes às prestações de contas de Governo. Procurados pelo Diário do Nordeste, os membros se eximiram de fazer qualquer fiscalização, atribuindo essa função às Cortes de Contas.

Atrasados

O deputado Sineval Roque, titular do colegiado, diz que o grupo não consegue acompanhar todas as prestações de contas. "Essa avaliação só é feita pelo TCE. A Assembleia não tem a menor condição, não tem como fiscalizar. Os próprios tribunais estão deficientes para fiscalizar, por isso estão com muitos processos atrasados", responde.

Após analisadas nos tribunais, as contas de Governo são encaminhadas à Assembleia, onde recebem o parecer da Procuradoria da Casa, do relator e, depois, são avaliadas pelos deputados. Apesar de uma das funções da Comissão de Fiscalização ser solicitar informações ao Governo do Estado sobre a aplicação dos recursos - em caso de dúvidas ou suspeitas de irregularidades - isso raramente é feito.

O vice-presidente da Comissão, Júlio César Filho (PTN), explica que, nos seis meses em que participa do grupo, nunca viu um relatório de prestação de contas ser desaprovado na Casa, tampouco lembra de um pedido de informação que o colegiado tenha solicitado ao Poder Executivo sobre recursos autorizados nas secretarias.

"Até agora, a comissão vem aprovando todas as contas depois de serem analisadas tanto pelo estudo técnico ou por deputados membros. Nas contas com dúvida, normalmente essas dúvidas são sanadas. Pela minha lembrança, nenhuma conta foi rejeitada até hoje", diz.

Antigas

Indagado sobre a falta de celeridade nos tribunais de contas do Estado e dos Municípios, o deputado Júlio César reconhece que não tem acesso aos processos de prestação de contas que estão entravados nessas Cortes. "Não tinha conhecimento de que tinham contas tão antigas paralisadas no TCE", admite.

De 2007 a 2011, foram autuadas 11.338 contas de gestores no TCM, das quais 8.333 foram julgadas. Em 2012, entraram 2.829 desses processos e apenas 249 passaram por julgamento. Entretanto, o secretário geral do Tribunal de Contas dos Municípios, Fernando Diogo de Siqueira, esclarece que as contas do ano passado só chegam à Corte no ano seguinte e, portanto, ainda estão dentro do prazo.

A lentidão desses processos surpreende até profissionais da área do Direito. Ao ser informado do atraso em que se encontram as contas de gestão, o jurista Valmir Pontes Filho é categórico: "É inacreditável que isto esteja a ocorrer". Ele opina que os processos mais antigos devem ser arquivados, pela inviabilidade de apreciá-los.

"Quanto às demais (contas), impende aos Tribunais de Contas criar urgentemente uma força tarefa, com o auxílio de assessores gabaritados, para agilizar o exame dessas contas e levá-las a julgamento. Este seria o caso típico em que a contratação temporária de servidores, com a qualificação necessária para a tarefa, seria constitucionalmente admitida", adverte.

Ficha Limpa

Outra consequência do não julgamento dessas contas de gestão é o prejuízo à aplicação da Lei da Ficha Limpa, que visa à moralidade da gestão pública. Se um determinado gestor não é condenado, não perde o direito de se candidatar e pode continuar cometendo irregularidades na administração pública. "Ante a inexistência de condenação formal dos eventuais responsáveis, não há, com efeito, como a eles aplicar as disposições da Lei da Ficha Limpa", garante Pontes Filho.

Para o sociólogo Josênio Parente, da Universidade Federal do Ceará, o conceito de controle social está evoluindo numa velocidade mais rápida do que as práticas do poder público. 

O imbróglio, ocasionado por falta de estrutura nos tribunais e certa interferência política, limita a atuação do cidadão na fiscalização dos recursos públicos. "Os poderes não estão ainda estruturados de forma adequada para o padrão de mudança que o Brasil vem sofrendo", analisa.

O cientista político Francisco Moreira mostra-se surpreso com o total de contas de gestão paralisadas nos tribunais. "É algo totalmente absurdo. Eu não tinha informação de que as coisas chegavam nesse nível. Qual o critério que eles utilizam para dizer que determinada conta vai ser examinada ou não?", indaga.

Segundo técnicos do TCM, a dificuldade em fazer um balanço de todas as contas de gestores não julgadas na Corte se dá porque os processos estão em fases de instrução diferentes e muitos já se desmembraram em outras ações, como Tomadas de Contas Especial, quando é necessário aprofundar as investigações.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee