Pages

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

FRANCISCO TEIXEIRA É HOMEM DE CONFIANÇA DE CID GOMES,DIZ PETISTAS

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, outubro 02, 2013   Sem Comentários

                          

                          

Posse do novo ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. Ele assume interinamente a pasta, após a saída de Fernando Bezerra, que deixou hoje (1°) o cargo.
O ministro interino da Integração Nacional, Francisco José de Coelho Teixeira, é homem de confiança do governador do Ceará, Cid Gomes, diz a maioria dos deputados petistas cearenses consultados pela Política Real.

“Ele é amigo dele, claro!”, disse um petista, que preferiu o anonimato, ao comentar a relação dos dois. A indicação da Presidenta Dilma Rousseff para substituir Fernando Bezerra Coelho no comando do mais importante ministério do Governo Federal voltado para o Nordeste do Brasil.

Seria para dar um tempo a chefe de governo que pretende fazer as ocupações partidárias definitivas só depois que ver o resultado do batimento das bancadas federais, passado o dia 5 de outubro. Ou, até, esperar o início do ano que vem.

O PMDB já contava ficar com o comando da Integração Nacional, com o senador Vital do Rêgo(PMDB-PB), e já se começava a especular sobre como ficariam os diversos postos e relatorias hoje ocupados pelo senador paraibano. O PMDB não desistiu do cargo. 
Os cearenses, consultados , acreditam que o trabalho de Coelho Teixeira no “PAC Seca”, que envolve o chamado “Cinturão das Águas”, no Ceará, teria sido fundamental na formação da aliança entre Cid Gomes e o engenheiro cearense.

O projeto "Cinturão das Águas”, depois da “Transposição do São Francisco”, é a mais destacada iniciativa hídrica em curso no Nordeste e que estaria pronto para gerar uma segurança hídrica nunca imaginada naquele estado nordestino que tem 68% de seu território no semiárido. 

Fernando Bezerra ao dar posse a Francisco Teixeira, hoje, no auditório Romulo Almeida, na sede do Ministério, em Brasília, destacou o perfil do novo ministro e lembrou como foi a chegada do engenheiro cearense ao Governo Federal.
“Quando o convidei para o cargo, falei dos desafios que tínhamos pela frente, especialmente no que se referia ao Projeto de Integração do Rio São Francisco. E ele cumpriu à risca sua missão”, disse Fernando Bezerra. Francisco Teixeira ocupava, desde fevereiro de 2012, o cargo de secretário de Infraestrutura Hídrica no governo da presidente Dilma.


“Minha vida sempre foi pautada por grandes desafios, sobretudo depois de ingressar na vida pública, como servidor da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará( COGERH) ”, comentou Teixeira, que já esteve à frente do órgão como presidente.


Para Francisco Teixeira, investir em infraestrutura hídrica é melhorar o desenvolvimento econômico. “Este, porém, não é o único desafio do Ministério da Integração Nacional. Coordenamos também as ações de defesa civil em todo o país e temos atuação decisiva nas políticas de desenvolvimento regional, por exemplo. 

Por isso, sei da responsabilidade de dar sequência ao trabalho. Agradeço a confiança da indicação para o cargo e posso garantir que darei todo meu esforço para a continuidade das ações que já estão mudando a realidade do Brasil”, afirmou o novo ministro.

Francisco Teixeira é mestre em Recursos Hídricos e exerceu funções importantes no setor. Ele foi secretário adjunto de Recursos Hídricos, entre os anos de 2003 e 2005; superintendente de Obras Hidráulicas do Ceará, de 2001 a 2003; coordenador dos programas do Banco Mundial, entre 1999 e 2001, e diretor técnico, no período de 1995 a 1996, ambos na Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará. Já havia integrado a equipe técnica da pasta, entre 2005 e 2007, como assessor especial.


DO PODER - Francisco Coelho Teixeira é visto como um interino com perfil para ser efetivo. 
A proximidade com Cid Gomes fortalece o grupo político do governador cearense, e serviu de motivo para despertar nos meios políticos de Brasília que os irmãos Ferreira Gomes, além de abalarem o PSB nacionalmente, geraram enormes dúvidas no seio do PMDB. 


Se o PMDB emplacasse um nome próximo ao senador Eunício Oliveira(PMDB-CE), líder do partido no Senado, pré-candidato ao Governo do Ceará apontando num cenário contra os Ferreira Gomes, a Integração Nacional, e sua força nordestina, poderia prejudicar a intenção dos irmãos cearenses de eleger ao Governo do Ceará um sucessor próximo a eles. 

O PMDB baiano, cresceu muito quando o comando da Integração Nacional foi do ex-deputado federal Geddel Vieira Lima. Eunício Oliveira que é forte candidato ao Governo do Ceará ficaria ainda maior com algum tipo de influência naquela pasta.

Os Ferreira Gomes temem a força de Oliveira, pois os pré-candidatos alinhados ao grupo dos Gomes, todos, tem grandes dificuldades para lidar com a força do peemedebista.

Geddel Vieira Lima criou o “kit prefeito” (pá-carregadeira, óleo diesel e diária de motorista) que ajudou muito os prefeitos dos pequenos municípios baianos. Esta manobra do peemedebista baiano gerou grandes problemas para os petistas de Jaques Wagner.
 Por Genésio Araújo Jr/POLITICAREAL

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee