Pages

sábado, 12 de outubro de 2013

DESAFIO DE AÉCIO É CONTER A OFENSIVA SERRISTA

Por ipuemfoco   Postado  sábado, outubro 12, 2013   Sem Comentários

:
Ala serrista do PSDB, que tem no blogueiro Reinaldo Azevedo um de seus expoentes, comemora a pesquisa Datafolha, que aponta José Serra com mais votos do que Aécio Neves (25% para o paulista a 21% para o mineiro na disputa com Eduardo Campos ou 20% a 17% se a rival fosse Marina Silva); 

"Se tudo convergir para Marina, há o risco de Aécio ficar em terceiro lugar e, pela primeira vez desde 1994, o PSDB não ter um nome disputando o segundo turno", diz Reinaldo; 

Movimento pró-Serra, no entanto, deve ser limitado; ex-governador paulista é o mais rejeitado de todos os candidatos e o senador mineiro ainda é relativamente pouco conhecido, segundo a pesquisa

O senador Aécio Neves e o governador Eduardo Campos enfrentam, hoje, desafios semelhantes. Ambos, titulares de seus times, PSDB e PSB, precisam conter movimentos para que sejam substituídos pelos reservas: José Serra e Marina Silva. 

Segundo a pesquisa Datafolha deste sábado, tanto Serra como Marina aparecem com mais votos do que eles (confira aqui os cenários da pesquisa). 

A dificuldade para Aécio é que Serra, ao contrário de Marina, conta com alianças sólidas na mídia, especialmente no grupo Abril. Neste sábado, o blogueiro Reinaldo Azevedo, assumidamente serrista, festejou os números Datafolha e disse que o jogo continua aberto. Ele ainda alertou que, com Aécio, o partido corre o risco de ficar de fora do segundo turno pela primeira vez desde 1994.

No entanto, os números do Datafolha foram muito ruins para Serra. A distância que o separa de Aécio é muito pequena (quatro pontos, se o adversário fosse Eduardo Campos e três pontos se fosse Marina). Ou seja nada suficiente para convencer o PSDB de que o governador paulista seria uma alternativa melhor do que a do senador mineiro.

Além disso, Serra é, de longe, o mais rejeitado. Eis os números: Serra (36%), Dilma (27%), Campos (25%), Aécio (24%) e Marina (17%).

Para piorar, ele é conhecido por 97% dos eleitores e Aécio por 78%. Destes, 40% dizem conhecer Serra muito bem e 17% falam o mesmo em relação a Aécio. O que significa, na prática, que a distância que separa Serra de Aécio é praticamente inexistente.

Abaixo, o artigo em que Reinaldo defende a troca de Aécio por Serra:


Publiquei anteontem aqui uma notinha simples, sem ilação ou sugestão de qualquer natureza, mas bastou para deixar assanhados alguns paranoicos.

Como se vê, lembrava o óbvio: na disputa presidencial de 2014, por enquanto, os segundos são considerados os primeiros. E não é a assim? A Folha traz na edição deste sábado uma pesquisa eleitoral realizada nesta sexta, depois do estrepitoso anúncio da aliança entre Marina Silva e Eduardo Campos. 

Se a eleição fosse hoje e caso se confirmem os candidatos dados como favoritos em seus respectivos partidos, Dilma vence a eleição no primeiro turno, com 42% dos votos, contra 21% de Aécio e 15% de Eduardo Campos.

Nos outros três cenários, ela teria de disputar a segunda etapa. O pior para a presidente é aquele que conjuga José Serra como candidato do PSDB (20%) e Marina Silva como o nome do PSB (28%). Nesse caso, Dilma teria 37%. O melhor cenário para Marina é aquele em que o candidato tucano é Aécio. Ela chega a 29%, quase o dobro do melhor desempenho de Eduardo Campos (15%).

Dilma vence todos os seus adversários no segundo turno. O melhor para ela é Campos (54% a 28%). O segundo melhor é Aécio (54% a 31%). Contra Serra, o resultado seria 51% a 33%. A mais competitiva é Marina (47% a 41%). 

O jogo está apenas começando

A eleição ainda está muito longe. Os números darão início agora a um jogo de xadrez. Vamos ver. Marina tem quase o dobro (29%) das intenções de voto de Eduardo Campos no cenário em que o tucano Aécio Neves é o candidato — o que boa parte dos tucanos considera, hoje, o mais provável. Digamos que essa distância e as proporções se mantenham, de modo que o cenário aponte para uma vitória da petista no primeiro turno. 

Afirmem os peessebistas o que quiserem, tendo a duvidar que seja Campos o candidato. Nesse caso, parece que o nome de Marina se torna irresistível. Já está mais do que claro que a cabeça da chapa não está definida.

Se tudo convergir para Marina, há o risco de Aécio ficar em terceiro lugar e, pela primeira vez desde 1994, o PSDB não ter um nome disputando o segundo turno. Não seria uma boa estreia como candidato à Presidência, especialmente porque não se poderá reclamar que o PSDB tomou uma decisão tardia. A lógica do jogo indica que a (re)entrada de Marina no jogo recoloca no tabuleiro o nome de Serra.

É claro que as circunstâncias são bastante especiais. Marina está sendo tratada por boa parte da imprensa como uma espécie de reinvenção da cidadania e da política. Em muitos aspectos, reeditam-se procedimentos antes dispensados apenas a Lula, no tempo em que ele era um líder da oposição, tido como puro e autêntico, ainda não corrompido pelo jogo do poder. Até parecia que ele disputava coisa diferente dos demais — como parece agora, no caso da ex-senadora.

Mas que se note: em agosto, quando não estava associada a Campos, Marina já tinha 26% das intenções de voto — ele aparecia com 8% (Dilma tinha 35%, e Aécio ficava com 13%). Fosse a candidata agora, teria 28% (quando Serra é o nome tucano) ou 29%, quando Aécio. 

Não é um ganho significativo. O governador e o próprio Aécio se beneficiam bastante com a sua saída quando aparecem como os indicados de seus respectivos partidos. O mineiro fica com 21%, e o pernambucano com 15%. Mas Dilma também cresceu: de 35% para 42%. Isso sugere que os votos de Marina, caso ela fique fora do pleito, se distribuem mais ou menos igualmente entre os demais.

PT pode comemorar moderadamente

O PT pode comemorar. Mas moderadamente. Pode porque, desde a aluvião de junho, não havia mais cenário em que Dilma vencesse no primeiro turno. Com a Rede fora da disputa, essa possibilidade existe de novo — hoje. 

A comemoração há de ser moderada porque, se Marina seguir com o dobro das intenções de voto de Campos, a candidata será ela, não ele. E, nesse caso, não dou como fechado o cenário do PSDB — aliás, nem o próprio Aécio.247

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee