Pages

sábado, 19 de outubro de 2013

COBRANÇA DE MULTA DO TCM MUDARÁ PARA QUE GESTORES PAGUEM

Por ipuemfoco   Postado  sábado, outubro 19, 2013   Sem Comentários

                                
Atualmente, as multas aplicadas são enviadas para que os municípios façam a cobrança na Justiça, o que não ocorria em grande parte dos casos. A partir de agora, o próprio Estado ficará responsável pela cobrança


A cobrança na Justiça de multas aplicadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) será feita, de agora em diante, pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Até então, a ação judicial para cobrar o ressarcimento dos cofres públicos ficava sob responsabilidade dos municípios. Porém, grande parte das prefeituras não dava seguimento aos processos e os recursos desviados ou mal aplicados não eram recuperados. Só no primeiro semestre deste ano, foram aplicados R$ 41,7 milhões em multas.

As informações são do promotor Ricardo Rocha, que ontem se reuniu com o presidente do TCM, Francisco Aguiar, para tratar do assunto, junto com o procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado.

A mudança se baseia em recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que abriu precedente para que os estados e não os municípios acionem judicialmente os gestores multados na esfera administrativa pelos tribunais de contas.

“Quando o TCM estabelecia as multas, elas eram enviadas para que os municípios fizessem a cobrança. Mas os municípios nunca cobravam e esse dinheiro nunca entrava nos cofres públicos”, explica o promotor. A expectativa é que, com o Estado tendo parte nos processos, os recursos possam, de fato, ser devolvidos ao erário.

Conforme a assessoria de comunicação da PGE, a cobrança deve ficar a cargo da Procuradoria da Dívida Ativa do Estado, uma das subdivisões do órgão. Já a assessoria do TCM não soube dar detalhes sobre o assunto e informou apenas que a reunião de ontem foi para tratar de “assuntos administrativos”.
MP negocia parcela

O MP está negociando com o Estado e o TCM para receber parte do que for arrecadado com as multas aplicadas a gestores municipais.
De acordo com Ricardo Rocha, trata-se de uma demanda legítima, já que o órgão participa de grande parte das investigações em que o desvio ou a má aplicação de recursos públicos são descobertos.
Saiba mais

Quando o TCM entende que houve desvio ou má utilização dos recursos públicos, uma multa é aplicada aos responsáveis. Atualmente, a multa é encaminhada para que os municípios entrem na Justiça e cobrem os valores. A partir de agora, isso será feito pelo Estado, que vai poder também executar o que for arrecadado.
OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee