Pages

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CEARÁ POSSUI 1;08 MILHÃO DE ANALFABETOS,75% MORAM NO INTERIOR

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, outubro 24, 2013   Sem Comentários

                  

O Ceará possui cerca de 1,08 milhão deanalfabetos, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (23) feito pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).


Ainda de acordo com o levantamento, 75% do número total de analfabetos moram em cidades do interior do Ceará. A conclusão leva em conta os dados de 2012 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A região Nordeste detém 54% dos analfabetos do Brasil, o que equivale a um contingente de mais de 7 milhões de pessoas. Cerca de 16% desse número está no Ceará.

Segundo o levantamento do Ipece, a taxa de analfabetismo no Ceará é de 16,3%, fazendo com que o Estado ocupe a 7ª posição deste indicador, entre todas as 27 (vinte e sete) unidades federativas.

 A maior taxa de analfabetismo é de Alagoas (21,84%) e a menor de Santa Catarina (3,15). No comparativo entre os anos 2001 e 2012, a taxa de analfabetismo no Ceará caiu 34,4%, um desempenho superior 4,4 e 6,1 pontos percentuais ao do Brasil e ao do Nordeste, respectivamente, em igual período.

População analfabeta se concentra nas áreas rurais do Interior

O perfil elaborado mostra que a população analfabeta se concentra nas áreas rurais do interior do Estado, com predominância de pessoas do sexo masculino, que se declararam negras ou pardas e que tinham idade superior a 35 anos. "Alcançar esse grupo populacional com programas de alfabetização constitui o grande desafio para reduzir a taxa de analfabetismo para patamares ainda menores", aponta a pesquisa.

A faixa etária com 65 ou mais anos de idade é a que mais concentra pessoas em situação de analfabetismo. "Naturalmente, são indivíduos que, em décadas passadas tiveram maiores restrições de acesso aos níveis básicos de aprendizagem", diz o texto da pesquisa. Entretanto, o levantamento ressalta que é possível encontrar um número considerável de pessoas analfabetas entre a população jovem, "evidenciando que o problema de acesso à educação elementar ainda persiste".

Média de redução do analfabetismo no NE foi menor do que no restante do País

Embora tenham números expressivos, a taxa de analfabetismo no Brasil e, analogamente, na região Nordeste e no estado do Ceará, seguiu uma trajetória de queda. Com relação à região Nordeste, a média da redução na taxa de analfabetismo (-24,3%) foi inferior à do resto do País, cujo índice caiu 28,3%.

Mercado de trabalho

Do total de analfabetos empregados, 56,7% estão trabalhando na agricultura, 12,8% em serviços e 11,4% na construção civil. O rendimento de um analfabeto é de R$280, enquanto de um alfabetizado é de R$ 611.

"Sendo assim, para aumentar o nível de escolarização da sociedade, o Estado assume um papel importante, principalmente na oferta e na manutenção da qualidade do ensino", conclui a pesquisa.DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee