Pages

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

CEARÁ É O ESTADO COM MAIS PACIENTES ATENDIDOS PELO MAIS MÉDICOS

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, outubro 16, 2013   Sem Comentários

                              
Segundo Ministério da Saúde, 109 médicos atendem 369 mil cearenses.Atualmente, 300 estrangeiros fazem curso no Ceará para trabalhar no país.

O Ceará tem o maior número de pacientes atendidos por profissionais do Mais Médicos, segundo o Ministério da Saúde. O estado tem também o maior número de profissionais atuantes pelo programa do Governo Federal. Segundo o Ministério da Saúde, são 109 médicos que atendem uma população de 369 mil pessoas.

A Bahia é o estado com o segundo maior número de pessoas atendidas, com 338 mil pacientes. Em seguida aparecem Minas Gerais (272 mil), Rio Grande do Sul (245 mil) e Pernambuco (220 mil).

Segundo o Ministério da Saúde, o índice da atuação dos profissionais é calculado com base no número de famílias cadastradas para o atendimento nas unidades básicas de saúde. Atualmente, cada equipe de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) cobre, em média, 3.450 pessoas.

Em todo o Brasil, são 1.020 profissionais distribuídos em unidades de saúde do interior e nas periferias de grandes cidades, beneficiando mais de 3,5 milhões de brasileiros. A maioria (61%) dessas pessoas vive no Norte e Nordeste.

Atualmente, 300 profissionais estrangeiros, a maioria cubanos, fazem o curso

preparatório em Fortaleza para integrar a equipe de médicos que já atuam no país. Após curso de formação, que dura três semanas, os médicos serão transferidos para as cidades do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.

“A atuação desses profissionais começa a fazer diferença. Já temos relatos de cidades que conseguiram dobrar o atendimento com a chegada dos médicos do programa. A nossa expectativa é que o total de profissionais atendendo nas regiões que mais precisam aumente muito mais”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O Nordeste concentra o maior número de pessoas beneficiadas pelo Mais Médicos, que atinge mais de 1,4 milhão de pessoas na região. Do total de médicos em atividade, 40% atuam nos estados nordestinos. Ceará e Bahia somam 205 profissionais que atendem mais de 707 mil pessoas, segundo o ministério.
G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee