Pages

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

TRIBUNAIS DE CONTAS INEFICIENTES

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, setembro 23, 2013   Sem Comentários

                                      
Bilhões de reais, a todo ano, são gastos pelo Governo do Estado e prefeituras municipais, sem a devida análise sobre a correção de suas aplicações nas mais diversas áreas das administrações.
O Diário do Nordeste mostrou, na última semana, quando da volta à Assembleia Legislativa dos deputados até então secretários do Governo Cid Gomes, que nenhuma das Contas de Gestão de responsabilidade de Camilo Santana, ex-secretário de Desenvolvimento Agrário, no primeiro mandato do atual governador, entre janeiro de 2007 e igual mês de 2011, havia sido julgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

E muito menos, as dos últimos dois anos em que ele foi titular da secretaria das Cidades. Das contas de Mauro Filho, nos quase sete anos como Secretário da Fazenda, apenas uma recebeu o veredicto da Corte de Contas. 

Essa situação esdrúxula, danosa à administração pública, reclama uma manifestação de protesto à leniência do Tribunal de Contas do Estado, no caso em destaque.

O Tribunal de Contas dos Municípios também não fica atrás, em relação à fiscalização da aplicação dos recursos municipais, como em várias outras oportunidades este jornal tem se reportado.

Não se trata, em levantar a questão, de dúvidas quanto à honorabilidade dos secretários estaduais ou municipais, mas de denunciar a inércia desses importantes órgãos do controle externo das administrações públicas no Estado do Ceará.

Afinal, bilhões de reais, a todo ano, são gastos pelo Governo do Estado e prefeituras municipais, sem a devida análise sobre a correção de suas aplicações nas mais diversas áreas das administrações.

As exceções acontecem quando alguém do povo, apoiado pelos meios de comunicação, denuncia escancarados desvios. É possível até existir deficiência na estrutura desses tribunais, também por culpa ou subserviência dos seus dirigentes aos governos que têm a responsabilidade de garantir o pleno funcionamento deles.

Mas essa falta de estrutura não é motivo para se deixar uma Conta de Gestão sem análise há duas décadas. O Poder Legislativo também é culpado por esse marasmo das Cortes de Contas. Estas, existem, também, para auxiliar os deputados e vereadores no mister de fiscalizar os respectivos governos.

Como está não pode continuar. Reclama-se urgente mudança, inclusive de consciência dos atores do controle externo e de determinação nas cobranças dos diversos setores da sociedade civil, posto ser esta a mais prejudicada com a falta do não cumprimento, em sua plenitude, das atividades dos tribunais de contas./DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee