Pages

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

IPU ;MÉDICAS CUBANAS AGUARDAM REGISTRO,A MAIORIA DOS MÉDICOS ESTRAGEIROS AINDA NÃO COMEÇOU A ATENDER

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, setembro 25, 2013   Sem Comentários


No município de Ipu (294,2 km de Fortaleza), as médicas cubanas Gloria Hernandez e Greysy Aguilar ainda


aguardam o recebimento do registro profissional expedido pelo Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec).

Dos 34 médicos estrangeiros que atuarão no Ceará pelo programa Mais Médicos, somente uma pequena parcela já realizou atendimento. Até ontem, dos 13 municípios contatados pelo O POVO, os intercambistas haviam consultado a população apenas em Catarina, Reriutaba e Quiterianópolis.

Ao todo, 16 cidades cearenses receberam profissionais estrangeiros pelo programa. A ausência de registro provisório e a ambientação com os procedimentos locais são apontados pela maioria dos gestores municipais como principais motivos para o adiamento do início dos trabalhos.
No município de Ipu (294,2 km de Fortaleza), as médicas cubanas Gloria Hernandez e Greysy Aguilar ainda aguardam o recebimento do registro profissional expedido pelo Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec). “Ainda estamos aguardando a numeração de uma delas. Por enquanto, elas estão conhecendo o funcionamento interno das unidades”, explica a coordenadora de Atenção Básica de Ipu, Ana Cláudia Linhares.


Segundo Cláudia, as médicas ainda não haviam visitado os postos de saúde porque “a expectativa do povo era tão grande, que a gente não quis levá-las e dizer que não iam começar”. “Não é fácil contratar médico no Interior. Os médicos preferem ficar nos grandes centros, mesmo ganhando menos. Mas elas já disseram que estão gostando e que vão se dar bem por aqui”, completa.


Em Acaraú (255,1 km de Fortaleza), os três médicos estrangeiros já possuem registro, mas, segundo a secretária de Saúde do município, Liduína Freitas, só devem começar o atendimento à população na próxima semana.


 “As três equipes em que eles vão atuar são equipes novas. A gente está reterritorializando as equipes para atender o número que o Ministério da Saúde preconiza, que é o de uma equipe para 3 mil pessoas”, explica. Até ontem, relata Liduína, os médicos – dois espanhóis e um português – ainda não haviam tido contato com a população.

Registros provisórios

O Ministério da Saúde informou, por meio de assessoria de imprensa, que a previsão é que os atendimentos comecem ao longo da semana, à medida que os profissionais forem recebendo os seus registros provisórios e completando o “período de adaptação” em cada município.



Até ontem, o Cremec já havia concedido registro profissional a 29 estrangeiros do Mais Médicos. Segundo o presidente do órgão, Ivan Moura Fé, outras três solicitações deveriam ser liberadas ainda hoje. Dois profissionais do programa ainda não tiveram a documentação enviada pelo Ministério da Saúde para o recebimento do registro.


No Ceará, vinte e sete estrangeiros do Mais Médicos já estão com seus registros profissionais em mãos. O processo de encaminhamento dos registros dos outros sete já foi iniciado, segundo a assessoria do Ministério da Saúde. Dois deles, ontem.OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee