Pages

terça-feira, 24 de setembro de 2013

ELEIÇÃO 2014; MOVIMENTAÇÃO DENTRO DOS PARTIDOS

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, setembro 24, 2013   Sem Comentários


Apesar da expectativa dos principais partidos políticos no imbróglio que se tornou a decisão da presidência nacional do PSB em entregar os cargos que tinha no Governo Federal, representantes das diversas legendas têm realizados encontros e sinalizado definições, visando as eleições de 2014. 

Enquanto alguns grêmios ainda fazem uma discussão menos propositiva, aguardando instruções de lideranças nacionais, outras já apresentam nomes que devem ser colocados durante as eleições, principalmente as proporcionais.



O presidente estadual do PDT, André Figueiredo, diz que o partido considera a hipótese de lançar a candidatura de Heitor Férrer ao Senado 




O PDT vem realizando diversas reuniões em regiões do Estado, como Cariri, Vale do Jaguaribe, Vale do Curu e Região Metropolitana de Fortaleza, na tentativa de fortalecer a chapa estadual. De acordo com o presidente da sigla, deputado federal André Figueiredo, provavelmente, a deputada Patrícia Saboya não tente reeleição, o que garantirá a indicação de outros nomes para a Assembleia.

A pretensão dos pedetistas é fazer dois nomes para a Câmara Federal e cinco para a Assembleia Legislativa. O partido trabalha também com a possibilidade de fortalecer uma candidatura ao Senado Federal, podendo ser Heitor Férrer a escolha da sigla. "Evidentemente que a postura do Heitor em relação ao Governo dificulta, mas nada que um diálogo para resolver essa situação", diz o pedetista.

Evandro Leitão, Adail Carneiro, Iraguassu Teixeira e o vice-prefeito de Caucaia, Paulo Guerra são alguns dos nomes que devem disputar uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PDT. Já PSC, PMN, PTdoB, PRTB e PPL têm se reunido todas às segundas-feiras, visando formar uma chapa para a disputa à Câmara Federal. 

De acordo com o presidente do PSC no Ceará, o vereador Welington Saboia, os nomes de Leonelzinho Alencar (PTdoB), Paulo Facó (PTdoB), André Ramos (PPL) e o dele estão colocados para disputar vagas na Câmara Federal.

O Partido Verde (PV) e o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) também estão em conversação para se unirem com essas legendas, mas até o momento, as negociações não avançaram. As reuniões visam definir apenas a chapa federal, formatando uma chapa com 48 candidatos a deputado federal. Já para a Assembleia Legislativa, cada partido deve seguir um movimento diferente.

Reeleição

O presidente do PCdoB, Cláudio Augusto Diógenes, o "Patinhas", afirmou que a legenda ainda aguarda as composições que irão se firmar após a saída do PSB do Governo petista e disse que até o momento, a ideia do partido é buscar dialogar com outros partidos "para ver o que acontece". O objetivo do partido é priorizar a reeleição do senador Inácio Arruda, além das reeleições de João Ananias e Chico Lopes para a Câmara Federal.

Para o Governo do Estado, o partido deve apoiar uma das candidaturas a serem colocadas, dando preferência aos quadros apresentados pelo governador Cid Gomes. "Se o Cid colocar os nomes, nós iremos apresentar nossa opinião".

No PPS, a orientação é acompanhar o governador Cid Gomes em sua indicação, conforme informou o presidente da sigla, Alexandre Pereira. "Vamos apoiar e ajudar um candidato do Governo e a nacional nos dá absoluta liberdade no Estado", afirmou. 

Na sexta-feira, a legenda irá realizar um encontro de seus filiados, onde apresentará os nomes para a disputa a assentos na Assembleia Legislativa. Os nomes de Gomes Farias, Thomaz Holanda e do ex-deputado federal, Manoel de Castro estão colocados.

Arnon Bezerra, presidente do PTB no Ceará, disse que a sigla também aguarda uma orientação do Governo do Estado para se posicionar. Ele, que é deputado federal, acredita que a agremiação pode repetir o que fez no pleito passado.

Já Tin Gomes, que preside o PHS estadual, informou que no momento tem se preocupado apenas com novas filiações, além de estudos feitos com os diretórios em diversos municípios para saber quem são os pretensos candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa.

O PRB, que vem tendo atritos internos com o Governo do Estado, inclusive sobre a troca do seu comando no Estado, segundo o vice-presidente estadual da sigla, deputado estadual Ronaldo Martins, permanece na base aliada de Cid Gomes até o início do próximo ano, mas terá ações independentes na Casa Legislativa. Martins chegou a dizer que o partido poderá ter até um candidato a governador. Até o momento, a sigla teria 40 candidatos a deputado estadual e oito a federal.

Tucanos

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) acredita no retorno do ex-senador Tasso Jereissati para a disputa majoritária em 2014. "Temos um grande trunfo nas mãos para a eleição do ano que vem: a liderança do senador Tasso", disse o presidente do PSDB do Ceará, Luiz Pontes. O partido pretende lançar, além das candidaturas proporcionais, nomes para disputar os cargos majoritários de Senador e Governo do Estado.

De acordo com Pontes, a sigla vem se reunindo e conversando com pessoas de alguns partidos para fazer uma chapa para a bancada estadual e federal, além de novas filiações. "A nossa tendência é visitar e conversar com mais pessoas. Alguns nomes estão surgindo com disposição para se candidatar a deputado estadual e federal", ressaltou.dn

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee