Pages

sábado, 31 de agosto de 2013

REDE GLOBO ADMITE QUE APOIO EDITORIAL AO REGIME MILITAR "FOI UM ERRO"

Por ipuemfoco   Postado  sábado, agosto 31, 2013   Sem Comentários

Em texto publicado no site do jornal O Globo no final da tarde deste sábado (31), as Organizações Globo afirmam que o apoio editorial do veículo ao golpe militar de 1964 foi "um erro". 

"Já há muitos anos, em discussões internas, as Organizações Globo reconhecem que, à luz da história, esse apoio foi um erro", diz a nota.

De acordo com o texto, os protestos de junho deram à Globo "ainda mais certeza de que a avaliação era correta e o reconhecimento do erro, necessário".

"Desde as manifestações de junho, um coro voltou às ruas: 'A verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura'. De fato, trata-se de uma verdade, e, também de fato, de uma verdade dura", diz o primeiro parágrafo da nota. 

"A lembrança é sempre um incômodo para o jornal, mas não há como refutá-la. É história."

O texto acompanha a publicação do projeto "Memória", que recupera os 88 anos de história de jornal e foi lançado hoje. "Há alguns meses, quando o Memória estava sendo estruturado, decidiu-se que ele seria uma excelente oportunidade para tornar pública essa avaliação interna", afirma a nota. 

"De nossa parte, é o que fazemos agora, reafirmando nosso incondicional e perene apego aos valores democráticos."

A nota, que ainda reproduz a íntegra do texto sobre a avaliação do apoio ao golpe militar de 1964, pode ser acessada aqui.

O texto afirma que "parcela importante da população" e outros veículos apoiaram a intervenção dos militares. "Naqueles instantes, justificavam a intervenção dos militares pelo temor de um outro golpe, a ser desfechado pelo presidente João Goulart, com amplo apoio de sindicatos --Jango era criticado por tentar instalar uma "república sindical"-- e de alguns segmentos das Forças Armadas."

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee