Pages

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PROFISSIONAIS DE CUBA TERÃO AULAS EM FORTALEZA

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, agosto 23, 2013   Sem Comentários

                              
Além da Capital, cubanos irão para outras três capitais para formação. Eles serão alocados em todo o Pais.

Fortaleza é uma das quatro capitais que irá acolher médicos cubanos para realização de aulas e avaliações sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa. Os 400 profissionais de saúde chegam na próxima segunda-feira, 26, e, além da capital cearense, ficarão hospedados temporariamente em Brasília, Salvador e Recife.

Após as formações e testes - que têm carga horária de 120 horas e duração de três semanas - os médicos considerados aptos vão ser distribuídos entre os municípios de todo o País que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e não conseguiram ser atendidos na primeira chamada do Mais Médicos (quando 1.340 profissionais foram alocados em 516 cidades brasileiras).
O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, participou de uma reunião com prefeitos e secretários de saúde do Ceará, na manhã de ontem, para dar orientações sobre a chegada dos médicos. 

Na primeira fase do programa, o Ceará receberá 117 profissionais - 106 com registro brasileiro e 11 com registro estrangeiro (de países como Portugal, Espanha e Argentina). 

Eles atuarão em 52 municípios. Posteriormente, as 98 cidades cearenses que solicitaram médicos (e não receberam na primeira fase) poderão receber profissionais oriundos de Cuba.

Municípios


O titular da secretaria da Saúde de Horizonte, Josete Tavares, comenta ser difícil conseguir médicos dispostos a trabalhar no interior. “A despeito de todas as críticas, considero (o Mais Médicos) uma iniciativa muito positiva do Ministério da Saúde”, diz. 

Já a titular da Coordenadoria de Atenção à Saúde na Atenção Básica de Maracanaú, Fátima Cunha, diz que o município solicitou 10 médicos e vai receber quatro. Desse número, um tem registro estrangeiro. 

“Já tivemos experiências com médicos vindos do exterior e não houve problema. Nossa filosofia é que, estrangeiro ou não, o médico deve ter envolvimento e conduta satisfatória”, pontua. 

Saiba mais

Os médicos que possuem registros de trabalho brasileiros começam a trabalhar logo no dia 2 de setembro. Já os médicos com registros de outros países, como Portugal, Espanha ou Argentina, e que foram selecionados na primeira fase de programa - vão passar por formações em oito capitais brasileiras (semelhante às feitas com os 400 profissionais vindos de Cuba).


 As aulas e avaliações acontecem em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. Os médicos devem chegar ao Brasil neste fim de semana.O POVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee