Pages

terça-feira, 20 de agosto de 2013

MÉDICOS ESTRANGEIROS VÃO FAZER CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SAÚDE PÚBLICA

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, agosto 20, 2013   Sem Comentários

           

Na semana que vem, 358 médicos chegam ao Brasil. Além dos cursos, eles receberão guia das doenças típicas de cada região, como dengue e malária.



Começam a chegar, na semana que vem, os médicos estrangeiros selecionados para trabalhar no Brasil, mas antes eles vão passar por cursos de reciclagem.

O Ministério da Saúde quer primeiro que esses médicos conheçam os problemas da saúde pública. Eles vão aprender quais as doenças são mais comuns em diferentes regiões do país.

A maioria dos médicos vem de Portugal e de países de língua espanhola, e, por isso, vão ter aulas de reforço de português. Para não haver confusão: grávida, em espanhol, é embarazada, e gripado, em Portugal, é constipado.

Há 20 anos, o médico Tarquino Sanchez trocou o Equador pelo Brasil. Antes de se mudar, fez aulas de português por oito meses, e mesmo assim teve dificuldade para se comunicar.

“Embora o espanhol e o português tenham alguma semelhança, no entanto, quando as pessoas falam rápidamente, é difícil entender”, diz Tarquino Sanchez, médico infectologista.

O primeiro grupo de estrangeiros selecionado chega ao Brasil na semana que vem. São 358 médicos, que vão ficar inicialmente em oito capitais. Durante três semanas, eles participarão de um curso de língua portuguesa e de saúde pública brasileira.

O material inclui: um dicionário com expressões e termos médicos; filmes brasileiros e documentários que mostram a realidade de comunidades carentes, instruções sobre como se comunicar e interagir com os pacientes, além informações sobre o funcionamento do SUS.

Os estrangeiros também vão receber um guia que relaciona e descreve as doenças típicas de cada região, como dengue e malária.

“São médicos que não são, digamos, falantes nativos da língua portuguesa, mas a maioria deles tem já alguma forma de contato com a língua portuguesa”, declara Paulo Speller, secretário de Educação Superior do MEC.

Os estrangeiros também vão ser testados na prática. Eles vão fazer atendimentos em postos de saúde, e os supervisores vão avaliar como eles se comunicam e examinam pacientes.

Todos os profissionais do programa vão receber um tablet, que tem acesso à internet, e uma linha direta de comunicação para tirar dúvidas.

“O médico que estiver lá no município vai ter um contato o tempo todo de um 0800 para tirar dúvidas, conversar com especialistas, discutir com especialista como conduz aquele caso”, declara Alexandre Padilha, ministro da Saúde.
BOMDIABRASIL

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee