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sábado, 3 de agosto de 2013

CEARÁ:RECURSOS DA EDUCAÇÃO AUMENTAM,MAS QUALIDADE DO ENSINO AVANÇA DEVAGAR

Por ipuemfoco   Postado  sábado, agosto 03, 2013   Sem Comentários

Entre 2009 e 2011, o Fundeb destinado às escolas municipais de todo o estado cresceu 50,85%, diante de um crescimento do Ideb municipal que ficou em 11,69% (FOTO:Flickr Creative Commons)

Relatório da Controladoria Geral da União (CGU) mostra que o desempenho da educação básica no Ceará não acompanha o aumento constante dos recursos federais aplicados na área. Enquanto o estado recebe cada vez mais recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – que mede a qualidade do ensino – cresce em ritmo substancialmente inferior.

Entre 2009 e 2011, o recurso do Fundeb destinado à rede estadual de educação básica cresceu 41,43%, enquanto que, no mesmo período, o índice que mede a qualidade do ensino – o Ideb -, avançou 2,68%. “Esse índice de crescimento do Ideb é muito baixo e representa a estagnação da área”, comenta o professor Wagner Andriola, que integra o programa de mestrado e doutorado em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Rede municipal

Quando se observa as redes municipais de ensino básico, o diagnóstico é praticamente o mesmo. Entre 2009 e 2011, o Fundeb destinado às escolas municipais de todo o estado cresceu 50,85%, diante de um crescimento do Ideb municipal que ficou em 11,69%. Os dados constam no relatório de avaliação de execução dos programas do Governo Federal, concluído em maio pela CGU.

Qualidade avança devagar

Diante desses números, o documento sugere que os investimentos, apesar de crescentes, não garantem avanço na qualidade da educação – fato que não é exclusivo do Ceará, e se repete em todos os estados. O especialista em educação pública, Arnaud Cavalcante, ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação (Undime), apontou que existem muitos fatores que influenciam no índice da qualidade da educação e também no montante do Fundeb.

Segundo ele, os recursos são elevados por que, a partir de 2007, as matrículas do ensino médio foram incluídas gradativamente dentro do Fundo – que até esse ano, era voltado exclusivamente para o ensino fundamental.

“Quanto à qualidade da educação, existe no Ceará um problema sério, que é o da evasão escolar, muito elevada no ensino médio”, aponta ele. Wagner avalia que os dados representam ineficiência na aplicação dos recursos, e que pode estar havendo desperdício de dinheiro. “O que eu vejo é que os recursos são usados, mas tem pouco impacto na educação”, avalia.

Análise

A assessora técnica da área de Educação da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Ana Mello, rechaça a possibilidade de má gestão dos recursos do Fundeb. Ela argumentou que os resultados na qualidade de ensino acontecem de forma mais lenta que os investimentos e que, por isso, não se pode comparar Ideb e Fundeb considerando o mesmo espaço de tempo.

Ana Mello também pontuou que, nos últimos anos, as cidades do Ceará tem se destacado no desempenho do Ideb. “Houve avanços significativos do Ideb na maioria dos municípios cearenses. 

Quando analisamos as metas que os mesmos deveriam atingir, estas foram superadas por nossos municípios, tendo em vista seus objetivos previstos para 2009 e para 2011 terem sido atingidos antes da hora, e em grande parte ultrapassados. Em 2011 o Ceará foi um dos estados onde Ideb mais cresceu conseguindo superar em quase 1 ponto o resultado esperado.”

O Tribuna do Ceará ligou para o telefone celular da secretária da Educação, Izolda Cela, na manhã e na noite desta quinta-feira (1º), mas as ligações não foram atendidas. À noite, a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) informou que a pasta vai se pronunciar sobre o assunto nesta sexta-feira (02)
.TRIBUNADOCEARÁ

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