Pages

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CCJ DO SENADO APROVA PERDA AUTOMÁTICA DO MANDATO DE PARLAMENTAR

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, agosto 14, 2013   Sem Comentários


 Perda automática de mandato parlamentar será votada na quarta
Texto, que estabelecia a perda automática do mandato de parlamentares condenados por improbidade, agora prevê a perda "imediata"

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição que determina a perda automática do mandato de parlamentares condenados definitivamente por improbidade administrativa.


Conhecida como PEC dos Mensaleiros, a proposta sofreu diversas alterações, entre elas uma que estabelece que a perda será imediata, e não mais automática, e a retirada da expressão "crime contra a administração pública".

A troca de palavras não é aleatória. No caso de um parlamentar ser condenado com decisão judicial transitada em julgado, a cassação ainda terá de cumprir seu rito dentro do Congresso Nacional, passando pela Comissão de Ética e pela Mesa diretora da Casa ao qual o parlamentar fizer parte, além do plenário. Antes da alteração, a perda do mandato era automática. Na prática, a cassação poderá se arrastar pela burocracia legislativa.
Pelo texto aprovado, a perda do mandato vale somente quando houver determinação expressa na sentença e desde que a condenação seja encaminhada ao Legislativo.

Esse é o caso dos parlamentares condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) durante o julgamento domensalão. No caso do deputado Natan Donadon (PMDB-RO) e do senador Ivo Cassol (PP-RO), também condenados pelo Supremo, não houve determinação na sentença sobre a perda do mandato.

A matéria ainda precisa ser aprovada no plenário do Senado antes de seguir para a Câmara, onde pode sofrer novas mudanças.
PORTAL TERRA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee