Pages

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ATO PÚBLICO PEDE "FORA, ALCKMIN"

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, agosto 14, 2013   Sem Comentários

  :

Protesto na capital paulista já reúne cerca de três mil pessoas; manifestantes criticam esquema denunciado pela Siemens de cartel e favorecimento a políticos do PSDB em licitações do Metrô e CPTM no Estado e pedem melhoria no transporte público; 

"Por 20 centavos, derrubamos a tarifa. Por 425 milhões, nós derrubaremos o Alckmin", diz uma faixa; manifestantes, que colocaram fogo em catraca e em boneco de Alckmin, alegam que o dinheiro que era para ser investido no transporte é usado no interesse de grupos privados; ato é organizado pelo Sindicato dos Metroviários e tem o apoio do Movimento Passe Livre

Cerca de três mil pessoas, segundo a Polícia Militar, fazem neste momento uma manifestação em São Paulo em defesa do transporte público e contra o desvio de recursos destinados a obras no metrô paulistano e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 

Participam do ato representantes do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e dos movimentos dos Trabalhadores Sem Teto e Passe Livre, entre outros. 


A concentração para a manifestação Chega de Sufoco: Trabalhadores e Usuários por um Outro Transporte! foi no Vale do Anhangabaú, por volta de 15 horas. 

Na caminhada, os manifestantes passaram pela sede da Secretaria de Transportes Metropolitanos, na Rua Boa Vista, e pelo Tribunal de Contas do Estado, na Avenida Rangel Pestana. Uma das faixas, colocada embaixo do Viaduto do Chá, traz o desenho de um ônibus e a frase 'Transporte não é mercadoria: Chega de sufoco".

Para Marcelo Hotimsky, do Movimento Passe Livre, a manifestação de hoje (14) é semelhante às que foram feitas em junho. “O motivo hoje é muito parecido: seja a denúncia de cartel [no setor de transportes], seja o aumento de tarifa. 

Todos eles [motivos] demonstram a mesma lógica: que o transporte coletivo em São Paulo é pensado de acordo com interesses de certos grupos e empresas e não de acordo com os interesses dos usuários e dos trabalhadores do transportes”, criticou Hotimsky.

Ele disse que a denúncia de formação de cartel demonstra que o dinheiro, que deveria ser investido em transporte público, na melhoria dos serviços e na redução das tarifas, está sendo usado no interesse de alguns grupos privados.

O presidente do Sindicato dos Metroviários, Altino de Melo Prazeres Júnior, informou que tem uma carta de reivindicações para entregar ao secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. “É possível vencer essa máfia, que é muito poderosa e que financia os políticos”, disse ele. 

Prazeres adiantou que a principal reivindicação é a devolução do dinheiro público que, segundo ele, foi roubado. "Já se fala em R$ 425 milhões. Queremos a devolução e a prisão de todos os que estão envolvidos neste esquema de corrupção.”

Carta de reivindicações

Uma comissão com seis pessoas, integrada pelo presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Altino de Melo Prazeres Júnior, além de representantes do Sindicato dos Ferroviários e do Movimento Passe Livre, entrou por volta das 17h30 na sede da secretaria para entregar uma carta com reivindicações.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metroviários, o grupo será recebido por um chefe de gabinete e a carta será protocolada.

"Os principais temas são o fim da corrupção, a abertura da caixa-preta [das planilhas de custo do transporte público], a devolução do dinheiro [que teria sido desviado do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)], a prisão de corruptos e corruptores e mais investimentos em transporte público".

Enquanto a comissão entrava na secretaria para entregar o documento, os manifestantes tocaram fogo em uma catraca e em um boneco simbolizando os empresários que ganharam dinheiro com o cartel. Agência Brasil

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee