Pages

quarta-feira, 24 de julho de 2013

PT:SACRIFICAR OS LIDERES HISTÓRICOS PARA LIMPAR A BARRA?

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, julho 24, 2013   Sem Comentários

Sacrificar os líderes históricos para "limpar a barra"?

A presidenta Dilma se desculpou mas não foi ao importante encontro da direção do PT em Brasília. O afastamento dos líderes José Dirceu, José Genuíno e João Paulo Cunha da direção do PT pela corrente Construindo um Brasil Novo é o prenúncio de uma implosão do Partido dos Trabalhadores?

Rui Falcão, ao sair do encontro em Brasília, falou que unidade não significa unanimidade, e é de se esperar, porém, punir os fundadores históricos do PT, pode ser interpretado como tentativa de agradar os que colocaram o chamado “mensalão” nas recentes manifestações, aceitando como final e verdadeira a sentença (ainda não passada em julgado e nem concluída) do ministro Joaquim Barbosa do STF, que, pelo jeito, também tem o rabo preso, com as denúncias de escapar ao fisco na compra de uma casa em Miami.

A ausência da presidenta Dilma na reunião da direção do PT, em Brasília, teria sido para evitar um encontro com os três líderes históricos ali presentes e o risco de ser considerada como frequentadora de más companhias pela grande imprensa ? Simples manobra política consentida pelas duas partes para proteger sua imagem na próxima campanha presidencial ou uma decisão unilateral de autoproteção, capaz de criar ressentimentos e rachaduras?


Seja o que for, não é segredo que a maioria dos militantes do PT esperava da presidenta uma modificação no setor das comunicações da presidência e no Ministério das Comunicações, setores praticamente ausentes durante as manifestações. Ao contrário, Helena Chagas, cujo passado Globo não é perdoado, parece ter sido promovida a ajudante de ordens da presidenta.
E o ministro, esposo da chefe da Casa Civil, faz de conta não saber ou ouvir os reclamos de uma outra política que impeça o monopólio das comunicações, do qual se beneficia o grupo Globo.

Por que foi preciso um blogueiro denunciar o processo de 2006 contra a Globo por fraude fiscal, abafado numa gaveta e depois roubado dos autos por ordem de quem? Por que esse processo não foi usado este ano como contra-argumento ao mensalão?

Ora, justamente a Globo e a grande mídia deram, em 2005, ao « mensalão » o caráter de corrupção, desdenhando o seu lado de financiamento de partido e criando no grande público a impressão de se tratar de enriquecimento pessoal ilícito. O julgamento do « mensalão » seguiu pelo mesmo caminho, de tal forma que os parlamentares corruptíveis quase se tornaram vítimas inocentes.

Quem teria sido mais visado nas primeiras manifestações, o PT com seu « mensalão » ou a presidenta Dilma, que, embora continue aplicando o iniciado por Lula, é uma tecnocrata sem o carisma, a dinâmica e o jogo de cintura do sindicalista ex-presidente? Ou ambos?

A impressão é a de que tanto o PT como a presidenta Dilma acabaram se preocupando com as repercussões eleitorais das primeiras manifestações a um ano da campanha pela reeleição. O PT querendo se desfazer dos seus líderes históricos numa tentativa de « limpar a barra ». A presidente evitando contato com os « condenados » para « não sujar a barra ».


Parece que o setor favorável ao licenciamento dos líderes históricos, na verdade comprometidos por terem imaginado uma forma operacional do PT, é majoritário, porém isso não silencia o descontentamento dos solidários com Dirceu e Genoíno, os verdadeiros artífices do Partido. Isso poderá levar a um racha, como já ocorreu no passado, mas sempre envolvendo pessoas ou pequenos grupos, no caso de Erundina ou do PSol ?


Em que clima se poderá levar uma campanha presidencial marcada por ressentimentos, injustiças e mesmo frieza entre o PT e a presidenta, conhecida por sua maneira rígida de dirigir sem a flexibilidade de Lula ?


Para a direita, tudo isso é um inesperado prato cheio já feito. Jogaram na convulsão social e na possibilidade de provocarem, como no Paraguai e no caso Collor, um impeachment ou destituição da presidenta, e estão colhendo uma divisão dentro do PT e entre o PT e a presidenta. Será que Lula poderá colmatar as brechas surgidas ? Será que Lula tem ainda saúde para isso ?
Rui Martins, jornalista, escritor, correspondente em Genebra.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee