Pages

quinta-feira, 18 de julho de 2013

AGENTES DE ENDEMIAS DE IPU EM COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, julho 18, 2013   Sem Comentários

70




Uma Equipe do Setor de Endemias, sob a coordenação de Rosa Carla Lima Soares da Secretaria de Saúde do Município esteve na manhã desta quinta-feira (18-07-2013) nas ruas: Dr. Araújo e Antônio, o “Quarteirão modelo no combate a Dengue”. 

Na ocasião, a equipe esteve realizando o telamento das caixas de água e distribuição de boinas para os potes de água. Segundo a coordenadora, está chegando dois carros fumacê que irá intensificar o combate em três ciclos na região do Ipu.

O Departamento de Endemias da Secretaria de Saúde do Município de Ipu, desde que assumiu em janeiro de 2013, já desenvolveu ações no trabalho focal de rotina, trabalho especial, controle biológico, controle químico, telamento de reservatórios de água, recolhimento de pneus em áreas críticas, mutirões, palestras e seminários nas escolas, educação sanitárias nas residências inspecionadas, divulgações e entrevistas nas rádios e redes sociais da imprensa escrita, Desratização e pulverização do Mercado Público, pulverização de escolas e prédios públicos, UBV móvel (Carro fumacê nos Bairros em risco), capacitação em pulverização no controle de vetores, capacitação de Leishmaniose, recuperação das bombas pulverizadoras e aquisição de duas máquinas pulverizadoras costais, recolhimento de cães (carrocinha), curso de capacitação para o grupo de escoteiros sobre noções de combate ao mosquito Aedes Aegypti, implantação do Projeto “Quarteirão Modelo”, disponibilidade de Laboratório (FUNASA) para sorologia (DENGUE), distribuição de boinas (tecido) para vedação de potes e outros vasilhames, confecção de 10 (dez) mil panfletos para distribuição em visitas domiciliares e blitz nas ruas principais da cidade e confecção de blusas para identificação de agentes de endemias e equipe geral.

O Departamento de Endemias informa que a Dengue é uma doença urbana, prova disso é que 98% dos focos são encontrados em domicílios domésticos. Seu controle é feito basicamente através do combate ao mosquito vetor principalmente da fase lavaria do inseto. 

A Secretaria de Saúde realiza o bloqueio químico e biológico, mas sem a ajuda da população todo o trabalho é em vão. O maior problema é a falta de conscientização dos moradores que não cuidam de suas residências. É fundamental que todos se engajem nessa campanha. 

A informação é a maior arma, e a população precisa colaborar para que possamos diminuir o risco para uma Epidemia de Dengue.saite pmi

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee