Pages

terça-feira, 18 de junho de 2013

RIO AMANHECE COM ATOS VIOLÊNCIA E VANDALISMO

Por .   Postado  terça-feira, junho 18, 2013   Sem Comentários


Vândalos quebram caixas eletrônicos de banco no Centro do Rio, após depredarem prédios da Alerj Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo
Funcionários da Comlurb trabalharam durante toda a madrugada para limpar o local. No Paço Imperial, as paredes estão sendo lavadas. A estátua de Tiradentes já foi lavada, mas os refletores que ficam no pedestal foram destruídos. 

Funcionário da Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos já estão fazendo reparos nas calçadas, onde as pedras portuguesas foram arrancadas para serem usadas como arma contra os policiais. Um caminhão reboque da Comlurb está retirando dois veículos que foram queimados na Rua São José.
Carros que foram queimados no Centro do Rio, durante quebra-quebra entre manifestantes e policiais, amanhecem pichados ao lado da Alerj Foto: Fernando Quevedo / Agência O Globo

Na manhã desta terça-feira, o deputado Paulo Melo (PMDB/RJ), presidente da Alerj, percorre o prédio da assembleia para ver os estragos. A sala da liderança do PMDB foi totalmente destruída. O grupo que se dispersou da manifestação usou até uma máquina de cartão de crédito para quebrar as vidraças, além de pedras portuguesas. Várias latas de tinta spray estão na sala e também garrafas que forma usadas para confecção de coquitel molotov.

- É preciso seprar o joio do trigo. O joio estava aqui e o trigo na Rio Branco - disse o presidente da Alerj.

Já o governador Sérgio Cabral, que ainda não se pronunciou, cancelou um evento que aconteceria no Palácio Guanabara. Segundo o Núcleo de Imprensa do governo. O Governador não terá agenda pública nesta teça-feira.

A confusão começou na noite da segunda-feira, por volta das 19h, depois que um grupo de pessoas se destacou da multidão que tomava a Rio Branco e foi até o Palácio Tiradentes. Os manifestantes começaram a confusão generalizada, mirando fogos de artifício nos cerca de 50 policias que faziam um cordão de isolamento em frente ao prédio. Com pedradas e pancadaria, os manifestantes partiram para cima dos policiais, que revidaram com balas de borracha e gás lacrimogêneo.

Alguns policiais, no entanto, chegaram a disparar tiros de fuzil para o alto como forma de tentar dispersar a multidão. Pelo menos vinte policiais se feriram e os que restaram, acuados, se trancaram no Palácio Tiradentes junto a funcionários. O prédio da Alerj ficou sitiado. Os manifestantes colocaram fogo em carros próximos e usaram grades para quebrar portas e janelas.

Lojas próximas foram saqueadas pelos vândalos, que chegaram a queimar alguns estabelecimentos. Caixas eletrônicos de bancos foram destruídos. Cadeiras, computadores e mobiliário saqueado de imóveis em volta se transformaram em fogueiras. Logo depois a multidão tomou a Rua Primeiro de Março, sem a presença da polícia. Aos muros da Alerj e do Paço Imperial sobraram pichações.

— Vi a movimentação violenta de um grupo da manifestantes e resolvi liberar os funcionários e fechar o restaurante. Depois disso, eles invadiram o estabelecimento e acabaram com tudo. Pelo que vi, é um prejuízo incalculável — contou o gerente Ao Vivo, Paulo Roberto Santos.

A situação só foi normalizada com a chegada do Batalhão de Choque, às 22h30. Um coquete molotov chegou a ser arremessado dentro da sala da reunião do líder do PMDB, no segundo andar. Janelas do Salão Nobre e de corredores também foram danificadas.

Carro foi incendiado por manifestantes em frente ao prédio da Assembleia Legislativa do Rio Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo

— Ficamos totalmente ilhados dentro do prédio. Funcionários da segurança e da limpeza, com o auxílio de PMs, tentaram trancar as portas, mas eles jogavam muitas pedras. Conseguimos controlar o incêndio. Os policiais foram encurralados e apanharam dos manifestantes. Trabalho na Alerj há 23 anos, sendo oito como diretora de segurança, e nunca presenciei uma situação como essa. 

Já tivemos manifestações do Corpo de Bombeiro, de professores, mas nunca dessa forma. Vivemos um filme de terror — relatou a diretora de segurança da Alerj, Maria Cristina de Vilhena Castro.

Reclamações na delegacia

Após a chegada do Batalhão de Choque, os manifestantes saíram do entorno da Alerj. No total, 27 pessoas ficaram feridas, sendo 20 policiais e sete manifestantes. Três manifestantes foram baleados e tiveram que ser levados para o Hospital Souza Aguiar, no Centro. Pelo menos 25 pessoas foram detidas. 

Na 5ª DP (Mem de Sá), manifestantes reclamaram da ação dos policiais do 5º BPM, que, segundo os relatos, fizeram disparos de pistola e fuzil. No início da madrugada, a chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Martha Rocha, esteve na delegacia, mas não quis comentar o caso.

Baleado na perna direita, o cinegrafista Leonardo Costa da Silva, 38 anos, esteve na delegacia depois de receber alta do Souza Aguiar. De acordo com ele, um policia militar, armado com uma pistola 9 mm, fez disparos a queima roupa contra ele.

— Eu não estava na invasão ao prédio da Alerj e fui baleado mesmo assim. Eles usaram armas letais contra os manifestantes. Vou processar o estado, pois poderia ter sido morto por eles — disse Leonardo.

Permanecem internados no hospital, Leandro Silva dos Santos, com um tiro na perna. A outra vítima na unidade, um jovem que não teve o nome revelado por familiares, levou um tiro no peito.

O estudante Matheus Mendes Costa, 21 anos, filho do diretor do Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, foi um dos 25 detidos. De acordo com seu pai, o estudante estava parado, longe da confusão, quando foi levado para a viatura.

— O Rio de Paz não se envolve em atos de violência. Participamos da manifestação, que não teve violência no início e seguia tranquilamente. Fomos em direção à Alerj, mas quando percebemos que o clima estava ruim, nos afastamos. Meu filho estava ao meu lado e foi puxado por um policial. Abriram a mochila dele e acharam um cartaz e por isso ele foi preso. Tentei explicar isso ao policial, mas ele não me ouviu — relatou Antônio Carlos.o globo

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee