Pages

domingo, 30 de junho de 2013

ELEIÇÕES 2014:EMBARALHOU, UM TEMPO NAS ARTICULAÇÕES

Por .   Postado  domingo, junho 30, 2013   Sem Comentários



As peças do jogo eleitoral de 2014 já vinham se movimentando, com mais de um ano de antecedência.


Os principais atores da disputa, pelo menos em nível nacional, já estavam definidos. Contudo, nas últimas semanas, o mundo político foi surpreendido por uma onda de manifestações.

 Os milhares de brasileiros que ocuparam e ocupam as ruas deram uma sacolejada no tabuleiro e puseram fim à sensação de instabilidade em todos que almejam se manter no Poder ou alcançá-lo.

O jogo se vê diante da necessidade de ser reiniciado e repensado. Há uma névoa em torno do que pode acontecer em um ano. O que dirão as pesquisas de opinião nos próximos dias? Não se sabe ainda o quanto as manifestações poderão desgastar a imagem dos nomes já colocados.

 Um ano é muito tempo para oscilar a popularidade dos possíveis candidatos ou os índices de aprovação do Governo. Por outro lado, é pouquíssimo tempo para alcançar ou recuperar o prestígio e saciar os desejos mais latentes dos brasileiros. 

Portanto, todos os postulantes estão em xeque. Além dos nomes já colocados, haveria margem para o surgimento de outros postulantes até então fora do menu apresentado?

Dilma se vê diante do desafio de dar resposta rápida aos protestos, num momento em que a economia brasileira precisa de impulso. Depende de apoio da maioria do Congresso Nacional, quando os ânimos se acirram com a aproximação do pleito de 2014. Já a oposição deve apostar no tensionamento até a eleição.

A população, por sua vez, demonstra que não quer mais esperar a campanha eleitoral para ouvir novas ou velhas promessas. A aversão aos conchavos políticos, ao modo tradicional de se fazer política, e a frustração de tantas promessas descumpridas são esbravejadas nos quatro cantos do País. 

Mas, se o debate sobre a reforma política ocorrer com agilidade, como o Governo Federal tem prometido, não se sabe sequer quais serão as regras para as eleições de 2014. Mais um elemento para ampliar o cenário de indefinições.

No Ceará, se o governador Cid Gomes (PSB) tem perfil de só falar sobre eleições no período eleitoral, com tantas incertezas sobre a conjuntura nacional, ele tende a adiar ainda mais a discussão.

Alguns nomes já haviam sido cogitados como sucessores de Cid, mas, agora, os partidos estão em busca de entender qual perfil de candidato vai agradar os eleitores no ano que vem. Dilema que não é exclusivo de possíveis candidatos da situação.

O certo é que as bandeiras das manifestações pautarão as campanhas políticas. A população quer mais participação, quer ver qual legado será deixado pela Copa do Mundo, quer mais qualidade de vida, eficiência nos gastos públicos e investimento no que deve ser prioridade de fato: saúde e educação. Qual nome melhor personifica as demandas que vêm da rua? Pode ser que se apresente um novo perfil de candidato. Ou não. Em 2014, o povo dará sua resposta pelas urnas
ENTENDA A NOTÍCIA

A quase um ano das eleições de 2014, as manifestações Brasil afora impõem instabilidade a todos que desejam conquistar o Poder. O desempenho dos Governos e da oposição será determinante.
OPOVO













 

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee