Pages

quinta-feira, 13 de junho de 2013

DEPUTADOS FAZEM ATO PARA PEDIR FIM DO VOTO SECRETO NO CONGRESSO

Por .   Postado  quinta-feira, junho 13, 2013   Sem Comentários

Deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto fazem ato público na Câmara, nesta quarta-feira (12).   (Foto: Luis Macedo/Ag.Câmara)

Presidente da Câmara prometeu votar proposta até 17 de julho.
Líder do PSOL disse que se saberá quem tiver votado contra.

Com cartazes e faixas nas mãos, um grupo de deputados desfilou pelo salão verde da Câmara nesta quarta-feira (12) para pressionar a direção da Casa a colocar em votação a Proposta de Emenda à Constituição que põe fim às votações secretas no parlamento. O grupo de deputados que promoveu a manifestação, oriundo de vários partidos, integra a Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto.

Na semana passada, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), prometeu que irá colocar o projeto em votação até o recesso parlamentar (17 de julho). Existem várias propostas sobre essa matéria em tramitação na Câmara, entre elas uma que prevê o fim do voto secreto em todas as deliberações do Congresso. O texto foi votado em primeiro turno pelos deputados, em 2006, mas ainda precisa ser analisado pelo Senado.

Outra PEC, protocolado no ano passado pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR), determina voto aberto somente nos processos de cassação de mandato. Essa proposta já foi votada no Senado, contudo, precisa ser avaliada em dois turnos pela Câmara.


Líder da bancada do PSOL, o deputado Ivan Valente (SP) defendeu nesta quarta o fim das votações secretas no Congresso. “O voto aberto será votado pelo voto aberto. Será na digital de cada deputado. Cada um que assuma sua responsabilidade se quer a transparência nas votações”, enfatizou.G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee