Pages

quarta-feira, 26 de junho de 2013

ANTIGAS RIVAIS,FAVELAS DA ROCINHA E VIDIGAL REALIZAM PROTESTO CONJUNTO NO RIO

Por .   Postado  quarta-feira, junho 26, 2013   Sem Comentários

Crianças moradoras da comunidade da Rocinha, no Rio, carregam faixa durante manifestação no bairro



Em um fato histórico e uma cena impensável há pouco tempo, cerca de 1.000 pessoas das favelas da Rocinha e do Vidigal realizam um protesto conjunto pelas ruas do Rio na noite desta terça-feira (25).


 As duas favelas sempre foram consideradas rivais, já que eram comandadas por facções diferentes, a Rocinha tinha comando da facção criminosa Amigos dos Amigos e o Vidigal do Comando Vermelho, mas ambas já foram pacificadas por UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).

Os manifestantes se reuniram na subida principal do morro do Vidigal e cantaram o Hino Nacional juntos. A Rocinha é vizinha de São Conrado e o Vidigal fica do lado do Leblon, ambos bairros de classe alta da cidade.

"Não imaginava isso há dois, três anos atrás. Não esperava uma caminhada tão pacífica. É muito bom ver a Rocinha e o Vidigal unidos por uma causa que é comum", afirmou Érica Santos, 21, estudante de administração na PUC-Rio e uma das organizadores do protesto.

 O grupo caminha pela avenida Delfim Moreira, na orla do Leblon, um dos metros quadrados mais caros do Rio, e pretendem ir até a casa do governo do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (PMDB).

A Rocinha protesta contra a construção de um teleférico na comunidade. Uma das principais obras do PAC 2, o teleférico vai receber investimentos de R$ 1,6 bilhão do governo federal. Os moradores seguram uma faixa com as palavras "saneamento, sim; teleférico, não" à frente. Cerca de 400 PMs acompanham a manifestação. O grupo que saiu da Rocinha --de cerca de 600 pessoas-- se uniu a outro que estava no Vidigal.

A organização do ato pediu que ninguém use máscara e orientou os manifestantes a sentarem caso ocorra algum ato de vandalismo para facilitar a ação da polícia.


As obras do PAC 1 ainda não foram finalizadas e já querem começar o PAC 2. Com teleféricos e escadas rolantes enquanto tem lugares na comunidade que não têm esgoto. Do que adianta ter um teleférico para turista ver? Ninguém nos perguntou. Precisamos de saneamento, mais médicos na UPA e mais escolas", afirmou Érica.Aniete Correia, 61, aposentada veio à manifestação com o neto. "A Rocinha já é muito marcada pela violência, as pessoas têm medo de participar das manifestações. O teleféricos é para gringos, não para a comunidade. A gente quer mais esgoto, saúde, somos contra obras para inglês ver".

No dia 14 deste mês, a presidente Dilma Rousseff foi ao Complexo Esportivo da Rocinha para anunciar investimentos de US$ 1,6 bilhão na favela. O lançamento do PAC 2 ocorreu sem que obras do PAC 1 tenham sido concluídas na comunidade. Está prevista a construção de um teleférico com seis estações semelhante ao que existe no Complexo do Alemão, na zona norte.
UOL

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee