Pages

quinta-feira, 16 de maio de 2013

ELEIÇÕES 2014; DUAS CRÍSES QUE DESAFIAM O GOVERNO CID GOMES

Por .   Postado  quinta-feira, maio 16, 2013   Sem Comentários

Duas fraquezas hoje corroem a administração Cid Gomes (PSB) e, se não receberem respostas adequadas, comprometerão a avaliação dos oito anos do mandato que tem a ambição de demarcar seu lugar na história. São elas a criminalidade e a seca. 

O governo, justiça se faça, não está alheio aos problemas. Tampouco peca por omissão. Mas, resultado que é bom... O fato de muito dinheiro ter sido gasto sem efeito prático satisfatório só torna a situação pior. Os dois casos são espantosos.

A segurança já era prioridade do governador na campanha de 2006. Após eleito, buscou saídas criativas para o comando do setor, não economizou gastos – não é de todo exagero dizer mesmo que foi perdulário com o dinheiro alheio. Passados quatro anos, fez opção radicalmente oposta, em rara caso de troca relevante de secretário. E, a cada intervenção, a impressão que deixou foi de que mais se agravou o cenário.

A seca é de outra natureza – assim como deve ser a reação a ela. O fenômeno climático está configurado desde o ano passado. A rede de proteção federal e estadual evitou que as pessoas morressem de fome e sede, mas não amenizou a falência econômica que se abateu sobre o Interior. 

Não se foi além de arremedo emergencial à espera de que chova o mais cedo possível. Até a presidente Dilma Rousseff (PT) visitou ao Ceará, há mais de mês, e deu ao Estado além do que foi pedido, conforme o governador. E, tal qual na segurança, o cenário se agrava a cada 15 minutos.

Enquanto isso, os dóceis deputados estaduais protagonizam espetáculo repetitivo de cobranças ao Governo Federal – justas, vale dizer – mas fazem de conta de que a administração estadual nada tem com isso. Jogam para as plateias interioranas que padecem com a falta de água sem se indispor com o governante que está mais próximo.

Não tem faltado dinheiro nem ação: a escassez tem sido de capacidadea. Se não resolver esses dois desafios que se colocam de forma imediata, Cid pode até fazer o sucessor - o mais provável, aliás, é que o faça, em qualquer circunstância. Mas encerrará o mandato de forma melancólica.

O LUGAR NA HISTÓRIA

A despeito de seus muitos erros – além da segurança e da seca, cabe menção destacada à tragédia na Cultura – a gestão Cid tem méritos importantes. Conseguiu, por exemplo, dar o salto que a era Tasso Jereissati (PSDB) não conseguiu na qualidade da educação, para além de colocar os estudantes na escola. 

Embora, é verdade, ainda haja longuíssimo caminho a percorrer. Na saúde, a rede de hospitais regionais promete transformar a realidade do atendimento no Interior. São, convenhamos, dois setores absolutamente estratégicos, prioritários para qualquer governo. Além disso, o atual governo deu passo além do que as administrações tucanas já tinham dado no aperfeiçoamento gerencial. 

A máquina pública no Ceará funciona muito bem na comparação com o que existe Brasil afora. Está muito à frente, por exemplo, da realidade da Prefeitura de Fortaleza. Já estava, aliás, quando Cid tomou posse, mas se conseguiu ir além. 

O nível de investimentos que chegou a ser alcançado no fim do primeiro mandato do governador foi espantoso, embora tenha havido retração com o recente cenário de crescimento menor. De toda forma, o setor financeiro e gerencial do Estado funciona, efetivamente, muito bem.O POVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee