Pages

sábado, 11 de maio de 2013

COMISSÃO D'AGUA DE IPU EMITE RELATÓRIO

Por .   Postado  sábado, maio 11, 2013   Sem Comentários


A Comissão Especial da Câmara Municipal de Ipu que trata do abastecimento d’água em nosso município, composta pelos vereadores Adriano Melo (PV), Carlos Amarante (PRB), e Manoel Palácios (PR), concluíram e entregaram relatório de diagnóstico. 

O estudo aponta a problemática, propõe soluções, indica a origem dos recursos necessários existentes na dotação orçamentária do município, Órgão – 90,Unidade Orçamentária – 9090 Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, Código 3.3.90.39.00, e ainda pactuação com o Governo do Estado do Ceará através do Projeto

Leia na íntegra o resumo do Relatório "Diagnóstico e Sugestões" feito pelos membros da Comissão

Mananciais: Os mananciais utilizados para o abastecimento da cidade de Ipu são os açudes Paulo Sarasate e Bonito, recomenda-se o acompanhamento das atividades no entorno das bacias hidrográficas e monitoramento destes mananciais.

Captação de Água Bruta: O sistema de abastecimento de água de Ipu possui duas captações de água bruta, localizadas uma no açude Paulo Sarasate e outra que é acionada de maneira automática com água bruta do açude Bonito, quando a vazão não é suficiente para atender o sistema.

Transporte: O transporte de água bruta é feito por estações elevatórias e adutoras, as quais ligam os pontos de captações a respectiva ETA – Estação de Tratamento, localizada na sede do município. Foi observada boa vazão na Rede de Captação, contudo, reveste-se de extrema importância o monitoramento da rede, para evitar fugas.

ETA – Estação de Tratamento: A Estação de Tratamento de Água do município de Ipu é do tipo convencional, e esta operando apenas com filtração direta, através de quatro filtros ascendentes, cloração, e flúor. Afim de melhorar as condições filtrantes sugere-se, substituição de leito filtrante dos filtros, substituição dos equipamentos dosador de cloro e flúor, que estão bastante desgastados em função do tempo de uso, podendo estar interferindo na sua eficiência.

Laboratório para controle de qualidade da água: O controle da potabilidade da água esta sendo acompanhado pela Vigilância Sanitária Municipal em parceria com o laboratório Lacen. Entretanto existe a necessidade de aquisição de equipamentos para análise da água, objetivando atender ao IQAD – Indice de Qualidade da água distribuída, fazendo constar na fatura mensal de cobrança do usuário do serviço de abastecimento, os resultados de potabilidade da água.

Resultado da análise da água colhida no sistema de abastecimento municipal:Insatisfatório, existindo a necessidade em caráter de urgência conforme as normas vigentes adotar providências para efetivar o devido tratamento da água, evitando assim a manifestação de doenças. Deve-se ainda adotar procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano, conforme dispõe a Portaria Nº 2.914, de 12 de Dezembro de 2011.

Estações Elevatórias da Rede de Distribuição, e Reservatórios: O sistema esta interligado através de adutoras, onde a água tratada na ETA- Estação de Tratamento segue para o reservatório elevado junto ao estádio, e deste para o reservatório elevado junto á rodoviária, a partir deste reservatório segue pela rede de distribuição, para os reservatórios da Boa Vista, Mina e Pedrinhas.

O complexo sistema de distribuição foi projetado para atender uma quantidade bem menor de unidades consumidoras existentes nos dias de hoje. Para dar uma maior eficácia a distribuição, sugerimos a construção de uma rede auxiliar que canalize a água tratada da ETA – Estação de Tratamento diretamente para o reservatório auxiliar, localizado próximo a Casa de Cultura, e deste recalcado para os reservatórios da Boa Vista, Mina e Pedrinhas, sendo assim atendida a região desses bairros, sem que haja a necessidade da água ir até o reservatório da rodoviária e só depois se fazer a distribuição, contribuindo assim para a constante falta d’água nos bairros citados.

Rede de Irrigação: Substituição da rede de irrigação para canos de PVC, material mais evoluído, evitando assim vazamentos. Manutenção e instalação de registros de rua, proporcionando o fechamento para manutenção sem que haja a necessidade de paralisação total do sistema. Equipe de manutenção de prontidão para agir imediatamente no caso de vazamentos, evitando assim desperdício de água tratada.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee