Pages

terça-feira, 21 de maio de 2013

BRASIL EMITIU NOTA DE PESAR SOBRE AS MORTES APÓS A PASSAGEM DO TORNADO EM OKLAHOMA

Por .   Postado  terça-feira, maio 21, 2013   Sem Comentários


                 
Duas meninas observam os restos da casa onde moravam em Moore
Foto: GENE BLEVINS / REUTERS


Nesta terça-feira, o Brasil emitiu nota de pesar sobre as mortes após a passagem do tornado em Oklahoma.

“O governo brasileiro tomou conhecimento com grande pesar das mortes e perdas materiais provocadas pelo tornado que atingiu a região de Oklahoma City, EUA. O Brasil transmite suas condolências e solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo e ao governo dos Estados Unidos”, informou nota do Ministério das Relações Exteriores.


Autoridades do estado de Oklahoma revisaram o número de vítimas após a passagem de um tornado, reduzindo a estimativa inicial de até 91 mortos para 24, incluindo sete crianças. Segundo peritos, corpos foram contados mais de uma vez no caos que seguiu à destruição. O tornado de categoria EF4 - a segunda maior da escala de Fujita - varreu cidades, especialmente Moore, deixando mais de 230 feridos. O site da emissora local “Kfor” informou nesta terça-feira que o risco de novos tornados é pequeno, mas uma tempestade com granizo, raios e ventos se aproxima do município.

Inicialmente, autoridades anunciaram que 51 óbitos - incluindo 20 crianças - teriam sido confirmados e cerca de outros 40 corpos esperavam por identificação. No entanto, a porta-voz do Instituto Médico Legal de Oklahoma, Amy Elliot, admitiu que houve um erro na contagem e anunciou a revisão como uma boa notícia para a população local.


Ao menos 24 pessoas morreram, entre elas sete crianças de uma escola que foi destruída
Foto: GENE BLEVINS / REUTERS
- Nós temos boas notícias. O número agora é de 24. Houve muito caos na contagem - assumiu.


Com quase dois quilômetros de diâmetro e com ventos de mais de 300 quilômetros por hora, o fenômeno foi descrito como altamente destruidor pelo Centro de Previsão de Tempestades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês). Centenas de casas e edifícios foram destruídos.

- Nossos corações estão partidos - lamentou a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, sobre os pais que estão procurando por seus filhos.
A incomum ferocidade do tornado - menos de 1% dos fenômenos atingem essa velocidade - destruiu quilômetros e quilômetros de áreas residenciais. Rua após rua, Moore está em ruínas. Os escombros se acumulam onde havia casas. Centenas de carros e caminhões estão destruídos depois de terem voado pelos ares.


Testemunhas disseram que o tornado, que tocou terra às 14h56m (hora local) e durou cerca de 40 minutos, foi de efeito ainda mais devastador do que o do gigante que atingiu a região em maio de 1999 e matou 44 pessoas. Os danos foram tantos que algumas pessoas não conseguiam localizar suas próprias residências.

 As emissoras locais mostraram partes de casas destruídas, carros revirados e empilhados e pelo menos um prédio em chamas. Uma mulher morreu com o bebê nos braços ao tentar abrigar-se dentro de um freezer.

Obama promete ajuda pelo tempo que for necessário
Em pronunciamento nesta terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou os tornados como um grande desastre e ordenou ajuda federal para complementar os esforços de recuperação estaduais e municipais. A Casa Branca afirmou que a ajuda pode incluir subsídios para habitação temporária, reparos domésticos, perdas de propriedade sem seguro e outros esforços de recuperação.

- A população de Moore deve saber que seu país vai apoiá-la e pelo tempo que for necessário.

O presidente americano ordenou ainda o envio de uma equipe da agência federal de atenção em caso de emergências (FEMA, na sigla em inglês) ao local da tragédia. A bandeira dos EUA no Capitólio, Washington, está a meio mastro em sinal de respeito às vítimas.

A governadora do estado declarou estado de calamidade em 16 condados. Em seu Twitter (@pontifex), o Papa Francisco lamentou a tragédia em Oklahoma e disse que iria rezar pelas famílias das vítimas.
O GLOBO


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee