Pages

terça-feira, 2 de abril de 2013

SEGURANÇA PÚBLICA, UMA NOVA CHANCE DE ACERTAR

Por .   Postado  terça-feira, abril 02, 2013   Sem Comentários



Aumentam os indícios de que o Governo do Estado do Ceará estaria se preparando para realizar mudanças significativas na área da Segurança Pública. 
Não seria de admirar que isso se confirmasse, tais os desgastes que incidem sobre a pasta. A indagação na mente de todos é se haveria chances de a sociedade ser chamada a participar de uma decisão tão importante para sua vida. 
O número de homicídios no Estado, nos últimos três anos, é uma realidade irrefutável, como reconheceu há poucos dias o próprio governador do Estado, que se comprometeu a tomar providências para reduzi-lo. 
Tal resultado, como se sabe, é apenas a face mais visível de um problema que nunca conseguiu ter um equacionamento satisfatório, nos sucessivos governos.
Embora as dificuldades não sejam uma exclusividade do Ceará, o fato é que aqui o fracasso das políticas de segurança pública são mais retumbantes, tendo em vista as perspectivas abertas pelo próprio governo estadual quando escolheu essa área para fincar a marca principal da administração.
Sabe-se hoje que houve muito voluntarismo, subestimação das dificuldades e falta de um planejamento mais articulado e de uma maturação mais cuidadosa para que as várias dimensões do problema pudessem ter tido a devida atenção. 
Prevaleceram a improvisação e a tentação política da resposta imediata, de cima para baixo.

Infelizmente, a pressa atropelou a abertura de canais para que a sociedade pudesse contribuir. Não só: atingiu também a própria dimensão técnica, como se viu no caso do Ronda do Quarteirão, onde até os veículos escolhidos para as operações foram mal avaliados. 
Sem falar, é claro, na frustração da própria filosofia de uma polícia comunitária, ligada por laços mais estreitos com a população e ciente de que sua função é preventiva e de suporte ao dia a dia dos cidadãos, nos seus mais variados ângulos.
A expectativa é que não se perca mais uma oportunidade de se fazer a coisa certa. A começar pelo convite à comunidade acadêmica, às lideranças comunitárias, às entidades e instituições que têm algum tipo de influência na vida social para que juntos com especialistas na área possam dialogar e chegar a um desenho de política de segurança pública adequada às nossas condições específicas.


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee