Pages

quarta-feira, 17 de abril de 2013

OCIDENTE REFORÇA SEGURANÇA E REVIVE TENSÃO APÓS ATENTADO DE BOSTON

Por .   Postado  quarta-feira, abril 17, 2013   Sem Comentários


 

Autoridades do mundo ocidental acenderam o sinal de alerta após as explosões na Maratona de Boston, que fez três deixou três mortos e 176 feridos. Nos Estados Unidos, cidades como Los Angeles e São Francisco reforçaram o policiamento nas ruas. 
O aeroporto de Nova York chegou a ser esvaziado devido a um “pacote suspeito”. França, Rússia, Grã-Betanha e até Brasil prometeram elevar a atenção para seus grandes eventos. Mais uma vez desde o 11 de setembro de 2001, o medo do terrorismo voltou à cena em sua forma mais aguda.
Mesmo diante das dúvidas sobre a autoria do ataque - ainda não se sabe se a origem foi externa ou doméstica - o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considerou ontem a tragédia como “evidente ato de terror” e disse que irá “até os confins da Terra” para descobrir o culpado.
Há informações de que duas bombas usadas no atentado foram colocadas em panelas de pressão cheias de explosivos e peças de metal. Obama pediu que todos fiquem “vigilantes” a partir de agora.
 
Ciclo do medo
Conforme analisa o consultor internacional João Bosco Monte, as explosões em Boston potencializam o “estado de terror” que os EUA e boa parte do Ocidente vivem desde o ataque às torres gêmeas, em 2001. 

“Esse estado de terror é muito pior que o medo, que me parece mais momentâneo. Cada nação passa achar que pode ser o próximo alvo. E são as medidas tomadas pelas autoridades que afetam a vida das pessoas, mudam a rotina, causam tensão. Quando o Estado passa isso para a população, o medo parece ser maior que o que ela realmente tem”, opina o especialista.


Trata-se de um ciclo de sobressaltos que ora arrefece, ora piora, com efeitos negativos para o bem estar mundial. “A reação a episódios como o de Boston é aumentar a segurança, é colocar mais controle nos aeroportos, é fazer abordagens ostensivas a qualquer um que fale árabe nos metrôs. 

Isso prejudica qualquer iniciativa de diálogo e de paz entre as potencias”, complementou o coordenador do Grupo de análise de Prevenção de conflitos da Universidade Cândido Mendes (RJ), Clóvis Brigagão.

Questionados se o clima de medo pode reverberar ao Brasil, os especialistas afirmaram que há possibilidades, mas Bosco Monte considera que “dificilmente” o País se tornaria um alvo, devido ao nível de proximidade política com a chamada zona do terror, que, segundo ele, é maior em países como Espanha e Inglaterra, por exemplo. “O Brasil é um país mais neutro. Nosso laço com os Estados Unidos é diferente”, disse o analista. (com agências de notícias)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee