Pages

sábado, 27 de abril de 2013

MINISTRO TOFFOLI DAR PRAZO DE 72 HORAS PARA CÂMARA SE MANIFESTAR

Por .   Postado  sábado, abril 27, 2013   Sem Comentários

                   
O ministro José Antonio Dias Toffoli do Supremo Tribunal Federal é o relator do mandado de segurança impetrado pelo PSDB contra a PEC que submete algumas decisões do STF ao Congresso
Foto: Ailton de Freitas / O Globo
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 72 horas para que a Câmara se manifeste sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que submete algumas decisões da Corte ao Congresso. Toffoli é o relator do mandado de segurança impetrado contra a PEC pelo PSDB e pelo MD.

A PEC, aprovada nesta semana pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, gerou um conflito entre o Supremo e o Congresso. O presidente do STF, Joaquim Barbosa, afirmou ontem que a proposta “fragilizará a democracia”, caso seja incorporada à Carta Magna. 

A proposta prevê que o Congresso Nacional referende as súmulas vinculantes, as ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) e as ações declaratórias de constitucionalidade (ADC) emitidas pelo Supremo. Caso o Congresso se posicione contra as decisões do STF, a questão deverá ir para consulta popular.

Para a tramitação o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), precisa instalar uma comissão mista com objetivo analisar o mérito. No entanto, ele já disse que não o faria antes de estudar melhor a proposta.

Os mandados de segurança foram impetrados pelo líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), e pelo presidente nacional do MD, Roberto Freire. Segundo o parlamentar, a PEC viola a separação dos poderes, que é uma cláusula pétrea da Constituição, ou seja, não pode ser alterada.

“Ante a natureza excepcional do presente mandado de segurança e por ser o autor detentor de poder de representação coletiva, aplico, por analogia, o prazo de 72 (setenta e duas)horas do § 2º art. 22 da Lei nº 12.016/09 para abertura de prazo para manifestação nos presentes autos antes da apreciação do pedido de liminar”, diz o pedido de Toffoli.

O ministro também pede que seja notificada a Advocacia-Geral da União “para que se manifeste sobre eventual interesse”.o globo

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee