Pages

domingo, 21 de abril de 2013

LICITAÇÃO; PREFEITOS DIZEM INVESTIR NA CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS

Por .   Postado  domingo, abril 21, 2013   Sem Comentários

                             
A presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), a prefeita de Fortim, Adriana Pinheiro, admite que há ainda “carência de uma maior capacitação” dos gestores, em entrevista por email concedida ao O POVO. Por haver 140 novos prefeitos - num universo de 184 municípios no Ceará -, há uma necessidade de informação por que a “esmagadora maioria dos novos gestores está ávida”.

Segundo ela, a Aprece tem parceria com os tribunais de contas dos Municípios, do Estado e da União, além da Controladoria-Geral da União, com realização de encontros entre prefeitos e esses órgãos para “capacitação, orientação e esclarecimentos de dúvidas aos municípios”.




A expectativa é que a Associação materialize ainda uma reunião sobre “a questão dos deveres, regramentos legais versus a fiscalização dos órgãos de controle”.

Sobre irregularidades, ela afirma que cada caso deve ser analisado “sem generalizações ou omissões relativas ao direito à ampla defesa, garantindo a devida punição”. Mas “práticas irregulares, culturalmente disseminadas, no que tange ao processo das eleições, têm sido ao longo dos anos cada vez mais combatidas”. A nova legislação eleitoral já avança na regulamentação de campanhas.

Para Adriana, que está em seu segundo mandato, os prefeitos em sua maioria querem mudar a realidade do interior cearense, defendendo melhoria na qualidade de vida dos habitantes.

PrefeitosPelo Interior, prefeitos afirmam que investem em capacitação técnica para os funcionários que mexem com recursos públicos, ponto nevrálgico da administração pública.


O prefeito de Sobral, na Região Norte, Clodoveu Arruda (PT), diz que o objetivo da gestão é cumprir as determinações legais, preparando técnicos, participando de cursos e seminários realizados por instituição credenciadas. Ele defende inclusive a criação de curso universitário para formação de gestores e técnicos, contribuindo num processo que, em sua opinião, deve acontecer permanentemente.

Em Juazeiro do Norte, no Cariri, o prefeito Raimundão (PMDB) afirma que determina para que licitações sejam realizadas da maneira mais transparente possível. “O gestor não é obrigado ter noção de licitação. Ele tem obrigação de procurar pessoas com conhecimento técnico suficiente para fazer isso. Na hora que você nota que as pessoas não têm competência, você deve substituir”, diz. (Alan Santiago - alan@opovo.com.br)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee