Pages

sábado, 13 de abril de 2013

ANÁLISE APONTA CONTAMINAÇÃO DE ÁGUA FORNECIDA POR CARROS -PIPA

Por .   Postado  sábado, abril 13, 2013   Sem Comentários



Dos 184 municípios que compõem o Estado do Ceará, 128 possuem localidades que recebem água de carro-pipa. Destes, apenas 20 têm veículos cadastrados no Sistema de Informação da Qualidade da Água e coletaram amostras para a vigilância da qualidade da água. Do restante, que corresponde a 84,3%, não se sabe qual a procedência da água.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, não há clareza sob em quem recai a responsabilidade pelo controle da água. Segundo o titular da Pasta, Arruda Bastos, a população pode contrair doenças 
A situação ainda é pior do que se imagina, pois, destes 20 municípios, foram coletadas 245 amostras para análise do coliforme total, e 109 estavam contaminadas, ou seja, 44,4%. As informações estão no Relatório Sobre Vigilância da Qualidade da Água, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A discussão veio à tona, na manhã de ontem, durante a reunião dos secretários de Saúde dos Estados do Nordeste, cujo o tema central foi a maior seca dos últimos 50 anos, que já atinge 1.415 municípios.

De acordo com o documento, a Operação Carro-Pipa não atende, de modo geral, aos mecanismos efetivos para controle de qualidade da água ofertada à população, o que causa extrema preocupação para a gestão de saúde, tendo em vista os gastos excedentes para o tratamento das mais variadas doenças, principalmente as diarreicas. Além disso, segundo a Sesa, não há clareza, na Operação Carro-Pipa, sob em quem recai a responsabilidade pelo controle.

O titular da Pasta, Arruda Bastos, comentou, ainda, que entre os impactos da seca na saúde, está a queda direta na arrecadação dos municípios. Além disso, ele frisou o efeito da própria catástrofe na saúde das pessoas.

"Essa população tem uma água que não é tratada, o que pode levar as pessoas a contrair diversas doenças. Sem falar na alimentação que não é farta e pode causar desnutrição crônica, o que facilita uma série de outras doenças", explicou.

De acordo com ele, tanto o Estado quanto o Nordeste estão sentindo estes males agora e precisam trabalhar para que estes não se acentuem. Ele frisou que os nove Estados da região irão precisar de mais recursos em diversas áreas, como vigilância, "para que esta água seja melhor fiscalizada, assim como para atenção básica e equipes de saúde da família. São diversas as ações conjuntas".

Arruda frisou que a grande preocupação da gestão é com o abastecimento de água. Isso porque, segundo o secretário, além dos distritos que se localizam distante da sede, "temos muitas cidades de médio porte com dificuldade de abastecimento, e nossa preocupação é com a qualidade deste abastecimento".

Entre as doenças ocasionadas pela água contaminada, estão as infecciosas, gastroenterites agudas, desidratação. "Pode haver um aumento da mortalidade em crianças e idosos, pois são sensíveis", informou Arruda.

Uma das observações feitas no relatório afirma que a Operação Carro-Pipa não encaminha para as autoridades sanitárias informações sobre o cadastro e relatórios comprobatórios do controle, isso, quando o faz.

Na reunião, secretários e técnicos dos Estados nordestinos discutiram a situação da seca e as repercussões para a saúde. Foi aprovada a Carta do Nordeste, documento sobre as repercussões da seca no setor saúde, que será entregue ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e à presidente Dilma Rousseff.DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee