Pages

quinta-feira, 18 de abril de 2013

ABASTECIMENTO D'AGUA A BEIRA DO CAOS

Por .   Postado  quinta-feira, abril 18, 2013   Sem Comentários


Gostaria de fazer um alerta sem conotação política partidária, apenas como cidadão e eleitor de Nova Russas que sou. 

A mais de dez anos atrás, quando estive a frente do SAAE-Serviço Autônomo de Água e Esgoto, já externava minha preocupação com o sistema de abastecimento de água de Nova Russas (Sede) e de alguns distritos dependentes quase que total do açude Farias de Souza, imaginem o quanto cresceu esta cidade em todo esse tempo, quantas residências foram acrescidas ao sistema de abastecimento, o assoreamento constante sofrido por esse reservatório, e sem levar em conta a escassez de chuvas dos últimos três anos que assola nossa região e mesmo assim continuamos dependendo exclusivamente do açude Farias de Sousa. Nesse período tive conhecimento de várias intenções no sentido de ser feito outro reservatório de grande porte que pudesse complementar com segurança o abastecimento de água de Nova Russas, (como uma barragem no rio Acaraú) que não saiu do papel.


Mas sai governo e entra governo, e não temos notícia de algo concreto que venha resolver o problema de abastecimento de água da cidade de Nova Russas. Tenho certeza que virão pessoas dizer que o problema de abastecimento é de muitas outras cidades do ceará, mesma saída que utilizam para não resolver o problema da saúde. 

Mas reflitamos bem para que depois não estejamos a margando a volta dos tristes tempos da lata dágua na cabeça e do carro pipa distribuindo água sem a menor qualidade, coisa que não queremos mais que aconteça nos tempos de hoje. 

Para que isso não venha acontecer é preciso que realizemos ações concretas a partir de ontem, já estamos atrasados e muito. Ações precisam serem feitas como conscientização junto população esclarecendo o problema e pedindo apoio para que não se despedice água, não lavem carros , não usem água tratada para construção e muitas outras ações que precisam ser tomadas para evitar o caos. 

Soluções imediatas deverão serem tomadas como; perfuração de poços nos distritos para desafogar o bastecimento como um todo, e realizar um projeto de amplitude bem maior para resolver de forma definitiva o Sistema de abastecimento de água de Nova Russas. Reflitamos com bastante profundidade deixemos as paixões políticas de lado que nessas horas só atrapalham. 

Todos nós somos sabedores de que (90%) aproximadamente das doenças transmissíveis vem através da água, podemos ressuscitar doenças já varridas do nosso convívio como (coléra, diarreias crônicas, verminoses e muitas outras mazelas que não mais fazem parte de nosso meio). Em tudo isso falta mais vontade política do que recursos financeiros. 

Diante tudo isso que colocamos aqui vamos nos mobilizarmos para cobrar atitudes urgentes para solucionar o problema grave que é o abastecimento de nossa cidade, para que não seja tarde e tenhamos que enfrentar situações que não desejamos que aconteça aconteça. Água é vida, e vida é saúde. Estejamos todos mobilizados.BLOG DO JESUS

Zé Alberto Paiva

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee