Pages

sexta-feira, 22 de março de 2013

TUMULTO E PANCADARIA NA ALDEIA MARACANÃ

Por .   Postado  sexta-feira, março 22, 2013   Sem Comentários

                                
Manifestante é arrastado por guardas durante protesto no Centro
Foto: Carlos Ivan / Agência O Globo


Após deixarem a Aldeia Maracanã, ocupada desde a madrugada desta sexta-feira pela Polícia Militar, os índios decidiram ficar numa das áreas oferecidas pelo estado em Curupaiti, Jacarepaguá. 

De acordo com a Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, eles pediram ainda que o Centro de Referência da Cultura Indígena seja construído no local e o estado concordou. 

Provisoriamente, segundo a secretaria, os índios serão instalados em duas barracas com beliches. Ao lado, haverá três conteineres: uma cozinha e sanitários masculino e feminino.

Pela proposta do Governo do Estado, apresentada aos índios durante reunião na quinta-feira, eles podem decidir pelo recebimento do benefício do aluguel social, no valor de R$400, ou podem voltar para a aldeia de origem, com ajuda do Governo do Estado, com o transporte, caso não aceitem ficar no alojamento. 

Todos os índios que aceitaram sair da Aldeia Maracanã foram levados ao Hotel Acolhedor Santana II, no Centro. Os 22 índios ficarão com o primeiro andar do hotel e terão três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar). Esta é uma das possibilidades de moradia imediata até que os alojamentos fiquem prontos.


A tropa usou spray de pimenta e bomba de gás lacrimogênio para dispersar o grupo que tentava impedir a saída dos indígenas que ocupavam o local. Houve confusão e a Avenida Radial Oeste chegou a ser bloqueada nos dois sentidos. Há informações de que pelo menos um índio teria passado mal. 

Na confusão, o repórter fotográfico do jornal O GLOBO, Pablo Jacob, também ficou levemente ferido após o estouro de uma bomba de gás.

À tarde, a Rua Primeiro de Março chegou a ser totalmente interditada na altura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Centro, por causa de uma manifestação contra a ocupação do antigo Museu do Índio, no Maracanã . 

A via foi liberada por volta das 16h e o trânsito continuou complicado até por volta das 17h.

Em entrevista à Globo News, o defensor público federal Daniel Macedo acusou a Polícia Militar de agir com truculência na desocupação do prédio. Segundo ele, a PM estava autorizada a entrar no museu, mas não da forma como aconteceu. 

De acordo com o relações públicas da Polícia Militar, coronel Frederico Caldas, a PM só invadiu o prédio para evitar que o Museu do Índio fosse incendiado, já que alguns manifestantes colocaram fogo em uma oca e as chamas já estariam se alastrando para o prédio. 

Ele negou ainda a denúncia de abuso de autoridade, e disse que a polícia atuou corretamente, 'usando da força necessária para liberar as pistas da Radial Oeste e garantir o direito de ir e vir do cidadão'.

O Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro também criticou a ação da PM. Em nota, o procurador regional dos direitos do cidadão, Jaime Mitropoulos, disse que a Polícia Militar agiu "com evidente força desproporcional" durante a desocupação do antigo prédio do Museu do Índio. 

O MPF acompanhou, duranta toda a manhã, o cumprimento da decisão judicial da 8ª Vara Federal para retirada dos índios da área. Segundo o procurador, que participou das negociações, os índios se retiraram de forma ordeira, até a entrada da PM.O GLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee