Pages

terça-feira, 26 de março de 2013

POLICIAMENTO DO COMPLEXO DO ALEMÃO É REFORÇADO

Por .   Postado  terça-feira, março 26, 2013   Sem Comentários


              
PMs observam o contêiner da UPP atacado por traficantes da Pedra do Sapo, no Complexo do Alemão.
Foto: Fernando Quevedo / Agência O Globo                

O Complexo do Alemão amanheceu com o policiamento reforçado nesta terça-feira, depois que bandidos atacaram a tiros duas bases da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e entraram em confronto com os policiais militares durante aproximadamente meia hora. 

Moradores da região enfrentaram, na noite desta segunda-feira, uma realidade que vem se tornando comum no conjunto de favelas da Zona Norte do Rio, mesmo após a pacificação da região. Na ação, segundo os PMs, um dos disparos atingiu a torre de sustentação do teleférico. 

O serviço de transporte teve que ser interrompido. Um poste também foi atingido pelos disparos, prejudicando o fornecimento de energia elétrica em algumas ruas. Casas e carros também viraram alvos. Contudo, não há registros de feridos e ninguém foi preso.

De acordo com os policiais, a troca de tiros começou por volta das 22h na Pedra do Sapo, uma das comunidades que compõem o Complexo do Alemão. Ainda segundo os PMs, um grupo de traficantes – armados, inclusive, com fuzis – seguiram pela mata e efetuaram diversos disparos em direção à base Itacorá da UPP, localizada na Rua João Rego. 

Durante o confronto, os policiais tiveram que se abrigar atrás de uma geladeira, já que não há qualquer tipo de blindagem no contêiner. Era possível verificar diversas marcas de tiros nos muros e nas janelas das casas.

Policiais das UPPs dos morros vizinhos e do 16º BPM (Olaria) tiveram que ser acionados para reforçar o patrulhamento no local. 

Os PMs acreditam que o ataque tenha sido uma represália às recentes prisões de traficantes efetuadas na comunidade. Segundo os policiais, somente esse mês, nove pessoas ligadas ao tráfico foram presas no Complexo do Alemão. 

Nesse mesmo período, uma grande quantidade de drogas e armas, entre elas uma escopeta, também foram apreendidas.

A Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), através de sua assessoria de imprensa, confirmou que houve um intenso tiroteio entre policiais e traficantes na Pedra do Sapo. Entretanto, a CPP nega que houve ataque à sede da UPP.

Ataque às viaturas e aos carros particulares de policiais

Segundo policiais da UPP, o confronto armado não está sendo o único meio utilizado pelos traficantes para retaliar à ação da PM no Complexo do Alemão. Pelo menos dois carros particulares dos agentes e uma viatura foram depredados ou pichados. Há três dias, ainda de acordo com os PMs, um granada foi lançada no automóvel de um policial na Vila Cruzeiro.

Em outra área pacificada, PM tem carro e arma roubados

Esse não foi único caso de violência registrado em uma área pacificada na noite desta segunda-feira. No Morro São João, no Engenho Novo, também na Zona Norte, policiais da UPP que atua na comunidade trocaram tiros com criminosos que roubaram o carro e arma de um policial militar. O PM, que é lotado no 5º BPM (Praça da Harmonia), estava em uma oficina mecânica na Rua Condessa Belmonte quando foi rendido por quatro homens armados.

Os bandidos roubaram o carro da vítima, um Toyota Fielder, e fugiram com sua arma. – Eles notaram que eu era um policial. Tive sorte de não ser morto – comentou. A vítima acionou policiais da UPP do Morro São João, que perseguiram os assaltantes. Houve intensa troca de tiros na Avenida Marechal Rondon. 

Após o confronto, os criminosos abandonaram o veículo e fugiram em direção à comunidade. Após realizarem buscas no local, os PMs apreenderam duas pistolas, uma réplica dessa mesma arma, uma garrucha, além de 431 sacolés de cocaína e 14 celulares. Ninguém foi preso. O caso foi registrado na 25ª DP (Engenho Novo).

UPP apreende três fuzis na Rocinha

Na Favela da Rocinha, em São Conrado, Zona Sul do Rio, policiais da UPP apreenderam três fuzis, uma pistola, além de duas mochilas com drogas, também na noite desta segunda-feira. Cinco pessoas foram presas. O caso foi registrado na 14ª DP (Leblon).
O GLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee