Pages

quinta-feira, 21 de março de 2013

PAPA FRANCISCO É ACUSADO DE ACOBERTAR PADRES CONDENADOS POR PEDOFILIA

Por .   Postado  quinta-feira, março 21, 2013   Sem Comentários

                         
O Papa em encontro nesta quarta-feira com representantes de outras religiões
Foto: L’OSSERVATORE ROMANO/AP

Em meio ao encantamento de milhões de fiéis do mundo inteiro com o Papa Francisco, surgiram novos questionamentos à sua atuação como arcebispo de Buenos Aires. Nesta quarta-feira, representantes da ONG americana Bishop Accountability, dedicada a investigar a atuação de bispos no mundo inteiro, acusaram Jorge Mario Bergoglio de não ter atuado com a necessária rapidez e firmeza e, até mesmo, de ter acobertado dois padres argentinos julgados e condenados por pedofilia. 

A ONG americana avalia que o novo Papa deveria pedir perdão pela suposta proteção dada pela Igreja argentina aos padres Julio César Grassi e Napoléon Sasso. Na Argentina, Bergoglio nunca foi questionado neste sentido.


Desde que o Vaticano confirmou seu nome como sucessor de Bento XVI, a única crítica ao Papa Francisco partiu de familiares de vítimas da última ditadura (1976-1983). 

Ontem, o padre jesuíta Franz Jalics, sequestrado em 1976 junto a seu colega Orlando Yorio, negou que o Papa os tenha denunciado por suposta participação em grupos subversivos, refutando a principal suspeita sobre Bergoglio.
Na Argentina, como em muitos outros países, a Igreja enfrentou denúncias de pedofilia, algumas delas durante os anos em que Bergoglio era presidente da Confederação Episcopal. 

Em entrevista à Associated Press, Ernesto Moreau, advogado da ONG americana, afirmou que “a cúpula da Igreja argentina nunca fez nada para afastar os padres acusados de seus postos, nem para aliviar a dor das vítimas”.

O caso de Grassi foi o mais escandaloso das últimas décadas, já que o padre vinculou-se com celebridades locais, como a apresentadora de TV Susana Gimenez, que doaram dinheiro para sua fundação “Felizes as crianças”. 

As primeiras denúncias contra Grassi foram realizadas pelo programa de TV “Telenoche Investiga”, que entrevistou jovens que disseram ter sido abusados sexualmente pelo padre, condenado em 2009 a 15 anos de prisão. 

Bergoglio ordenou uma investigação interna e constatou várias irregularidades. Na época do julgamento, o então cardeal argentino não fez qualquer declaração sobre o caso. Para jornalistas locais, que pediram para não ser identificados, “Bergoglio não acobertou Grassi; tampouco fez algo para ajudar nas investigações”.

A posição do Papa Francisco foi muito diferente, porém, da adotada pelo arcebispo de Boston, Bernard Law, que pagou advogados para que defendessem padres acusados de pedofilia, apontou o doutor em Teologia Alejandro Lamberti.

— Bergoglio sempre defendeu o julgamento de padres acusados de abusos sexuais — explicou Lamberti.
Em livro, críticas à prática

O segundo caso denunciado pela ONG americana foi o de Sasso, acusado de cometer abusos sexuais na província de San Juan, em 1994. De acordo com o advogado, três anos depois “Sasso foi levado para um lugar de descanso destinado a padres com problemas sexuais”. 

Posteriormente, o padre argentino foi trasladado para um refeitório popular no município de Pilar, a cerca de 40 quilômetros da capital argentina. Nesse lugar, teria abusado de 25 meninas entre 3 e 16 anos. Em 2007, o padre foi condenado a 17 anos de prisão.

Moreau afirmou que Bergoglio nunca aceitou reunir-se com familiares das vítimas. Já o Comitê Argentino de Monitoramento e Aplicação da Convenção Internacional sobre Direitos das Crianças assegurou que o então cardeal nunca recebeu um pedido de audiência.

Em seu livro publicado em 2010, “Sobre el Cielo y la Tierra”, Bergoglio defende a punição em casos de pedofilia na Igreja. “Quando isso acontece, não se deve encobrir. Não se pode estar numa posição de poder e destruir a vida de outra pessoa”, escreveu ele.O GLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee