Pages

sábado, 2 de março de 2013

GUARDAS MUNICIPAIS CONQUISTAM APOIO DOS VEREADORES DE IPU

Por .   Postado  sábado, março 02, 2013   Sem Comentários


Em mais uma sessão 
da Câmara Municipal de Ipu, no dia 28 de fevereiro de 2013, a Guarda Municipal da nossa cidade foi lembrada. Os vereadores Manoel Palácios (PR), Hilton Belém (PSL), Francisco Edvan (Monga) (PSL), Efigênia Mororó (PRB) e Carlos Amarante (Carlinhos da Várzea) (PRB).

Falaram na tribuna da Câmara Municipal sobre a importância de se valorizar a guarda civil da nossa cidade e que estão apoiando a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da nossa Guarda Municipal. 

O vereador Manoel Palácios ratificou a importância de o município valorizar a nossa Guarda Municipal como ele mesmo falou: “A Guarda Municipal faz parte da segurança do nosso município... protege o nosso patrimônio... um policia militar tem como fazer sua própria segurança....quando prende alguém em uma ação, no dia seguinte [na folga] vai pra sua casa em outra cidade....e o guarda mora no município fica vulnerável”

Após a sessão mantive dialogo com alguns vereadores como Zeca Rufino (PC do B), Nonato Filho (PRP), Evaldo (PSDB) e Arlete Mauricéia (PRP) que inclusive falou da importância de se pagar o salário mínimo nacional, lembrando que ela é uma das principais defensoras dessa bandeira e que ela própria já entrou com um projeto na câmara municipal com essa finalidade. 

No meu dialogo com o vereador Evaldo ele falou da importância de um salário digno, já que assim um funcionário motivado trabalha mais e melhor, tratando o povo bem.

Este projeto que tem como princípio valorizar os guardas municipais da nossa cidade com o pagamento de um salário digno a categoria e estruturação interna através da hierarquia, é uma reivindicação antiga e que não encontrou apoio na administração do ex-prefeito Sávio Pontes.

Que praticamente deixou a Guarda Municipal de lado, em detrimento do Programa Pró-Cidadania, acabou com o excelente trabalho realizado pelos Guardas Municipais nas escolas do município através da Ronda Escolar e alterou a cor original da farda de azul para o atual verde com um estilo similar ao fardamento do Pró-Cidadania, nesse projeto temos um artigo que sanciona a cor do uniforme com o padrão nacional na cor azul marinho.

A administração Novo Tempo não deu nenhum valor para a Guarda Civil, as quatro motos e o gol, deixados pela administração da ex-prefeita Maria do Socorro, pertencentes a Guarda Municipal foram sucateadas, e foi realizada o alugue de motos bros que, sinceramente, não eram utilizadas pela guarda municipal.

A herança dessa administração foi uma Guarda desmotivada, sem condições de trabalho, faltando veículos e equipamentos, até o mínimo necessário que é o uniforme esta em falta, a maioria dos guardas municipais estão trabalhando sem uniforme, o que é um absurdo, pois a farda é o que identifica o guarda municipal. 

Alguns guardas não suportando as condições extremas que fomos submetidos nesses últimos 04 anos, acabaram pedindo licença e remanejamento para outros departamentos.

Fora as denúncias de corrupção que vieram a tona no final do mandado, quando o vice-prefeito Dr. Luis de Gonzaga assumiu a prefeitura, segundo o seu Secretario de Administração na época o Sr. Raimundo José havia guardas municipais que não trabalhavam mas recebiam seus salários e guardas que apoiavam a gestão Novo Tempo com gratificações que superavam 02 (dois) salários mínimos, enquanto a maioria com seus míseros R$ 545 reais.

O programa (Pró-Cidadania) acabou botando a Guarda Municipal pra escanteio, tendo em vista que o município contratou 95 Agentes de Cidadania e ficou durante a vigência do programa, mais ou menos três anos, brigando na justiça com 15 Guardas Municipais que eram classificáveis do concurso realizado no ano de 2005, na administração Maria do Socorro. Só em 31 de agosto de 2012, após três anos e meio lutando na justiça, foi determinado o retorno destas pessoas para as suas funções na Guarda Municipal.

Na administração Novo Tempo nossa guarda foi levado ao esquecimento. Só agora com o fim do Programa Pró-Cidadania na cidade, é que nós estamos reaparecendo. Muitos cidadãos de Ipu perguntavam se a Guarda Municipal tinha acabado e onde estava a Guarda Municipal de nossa cidade?

Atualmente com a mudança administrativa sentimos que nossas reivindicações chegam as autoridades, na semana que passou, entregamos uma copia do projeto a todos os vereadores do nosso município e enviamos uma copia através da Secretaria de Cidadania e Segurança, na pessoa do Sec. Maj Jose Eucir de Castro Moura ao prefeito de Ipu Carlos Sérgio Rufino Moreira. E estamos aguardando o posicionamento do prefeito em relação ao projeto, que até agora não se pronunciou.

Assim, essa reportagem vem em nome de todo os Guardas Municipais de Ipu, agradecer a população de Ipu que marcou presença nesta sessão da Câmara do dia 28, dando apoio ao nosso movimento pela valorização da Guarda Civil, agradecemos aos guardas que estavam presentes na sessão e a todos os vereadores da nossa cidade, que nos receberam em suas casas para ouvirem nosso apelo por melhores condições de trabalho e receber uma copia do projeto.

Agora que temos o apoio dos vereadores de Ipu, o que ficou provado com os pronunciamentos da sessão do dia 28, estamos aguardando o posicionamento do Prefeito Sérgio Rufino.

E esperamos que a Prefeitura de Ipu dê mais apoio a Guarda Municipal, esse é mais um desafio para o prefeito Sérgio Rufino buscar mais investimentos para a nossa Guarda Municipal, nossa cidade mesmo com o reforço policial que recebeu recentemente ainda é muito carente de Segurança Pública de qualidade e a Guarda Civil é a solução.

Esperamos da Administração do Sr. Sérgio Rufino, maiores investimentos na segurança de nossa cidade, esperamos uma Guarda Municipal motivada, qualificada e equipada, pois só assim, teremos o reconhecimento da comunidade, que é a principal preocupação da Guarda Municipal, presta um serviço de excelência para os Ipuenses.

Fonte: Blog O Guarda Municipal de Ipu

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee