Pages

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

RIVAIS NA IGREJA CATÓLICA JÁ ENSAIAM DISPUTA NO CONCLAVE

Por .   Postado  sexta-feira, fevereiro 15, 2013   Sem Comentários

                               
O Papa entre os cardeais Tarcisio Bertone e Angelo Sodano: Homilia fez menção a divisões eclesiásticas
Foto: VINCENZO PINTO / AFP


A rivalidade entre os dois já é conhecida. Mas o conclave, em meados de março, promete dar nova dimensão às divergências entre o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, e o ocupante do cargo durante o papado de João Paulo II, Angelo Sodano. 

Segundo o jornal italiano “La Repubblica”, os dois cardeais já iniciaram uma ronda de contatos com os mais influentes religiosos que fazem parte do grupo responsável por escolher o novo Pontífice.


Se antes de ser eleito no conclave de 2005 Bento XVI já havia feito denúncias contra a “sujeira na Igreja” em razão dos escândalos de abuso sexual e a “ditadura do relativismo”, considerada uma ameaça à fé, agora ele reforçou o tom de alerta contra a rivalidade e a desunião no catolicismo.

Mas, ao que tudo indica, a seleção do novo líder de 1,2 bilhão de católicos no mundo não será isenta de discussões e alianças entre diferentes correntes da Igreja. Sodano nunca escondeu o desdém por Bertone, e desde o início se opôs à sua nomeação como secretário de Estado. 

O descontentamento de muitos religiosos na Cúria foi motivado, em parte, pelo perfil de Bertone, que não era um diplomata de carreira como seus antecessores. 

Como já havia trabalhado diretamente com Joseph Ratzinger na Congregação para a Doutrina da Fé, onde era considerado seu braço direito, as críticas não foram suficientes para demover o Papa da decisão.

Durante meses Sodano se negou a liberar seu escritório para o sucessor. Nos bastidores, afirma-se que ele considera a gestão de Bertone nos episódios recentes de escândalos da Igreja inábil - em casos como a palestra que irritou os muçulmanos e o vazamento de documentos confidenciais.

De outro lado, desde que se tornou secretário de Estado em 2006, responsável por lidar com as questões do dia a dia do Vaticano, enquanto o Papa se concentrava em questões espirituais, Bertone expurgou diversos aliados de Sodano. 

Eles foram despachados para cargos de embaixador no exterior ou para papéis de menor destaque no próprio Vaticano.

As rivalidades nos bastidores do Vaticano ganharam destaque justamente no episódio de vazamento de documentos, o que alguns analistas classificam como iniciativas contra a administração de Bertone e o início da batalha pela sucessão.

Como decano do Colégio dos Cardeais, Sodano ajudará os eleitores a se prepararem para a votação. Ele será o diretor de reuniões privadas, que normalmente ocorrem após o jantar, com cardeais presentes em Roma e os que chegarão nas próximas semanas.
Temas de discussão

Segundo reportagem do “Il Fatto Quotidiano”, caberá a Sodano definir os tópicos da agenda das congregações gerais em que os cardeais discutirão os problemas da Igreja. A partir destas reflexões lentamente surgirá o perfil desejado para o novo Pontífice.

Além de escolher os temas de discussão, Sodano poderá indicar os oradores, incluindo pessoas de fora do Colégio de Cardeais, que a cada dia traçarão um cenário da Igreja e seus desafios neste século, incluindo questões como relativismo, secularismo, o flagelo dos padres pedófilos, vazamento de documentos, como o caso VatiLeaks, aborto, eutanásia, casais que vivem juntos sem a bênção da Igreja, homossexualidade e a nova evangelização, entre outros.

Entre as atribuições de Sodano, consta ainda a de presidir a missa de abertura do conclave, na Basílica de São Pedro. Aos 85 anos, Sodano não pode participar da votação. Mas, como ressalta o jornal italiano, poderá, durante a homilia, usar o púlpito para dizer as últimas palavras antes que o grupo de 118 cardeais se reúna a portas fechadas para a eleição do novo Pontífice.O GLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee