Pages

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PREFEITO LANÇA MODELO DE MICTÓRIO PÚBLICO

Por .   Postado  terça-feira, fevereiro 26, 2013   Sem Comentários


                     
Novo modelo. O mictório que será inaugurado nesta terça-feira na Central do Brasil: custo de R$ 19 mil
Foto: Marcelo Piu / O Globo


O carnaval já passou, mas a preocupação da prefeitura com o xixi nas ruas da cidade continua na pauta do dia. Nesta terça-feira, o próprio prefeito Eduardo Paes lançará um modelo de mictório público, na Central do Brasil, que promete maravilhas, como não ter cheiro, não utilizar água e ser à prova de vandalismo.

 A novidade, apelidada de UFA! (Unidade Fornecedora de Alívio), foi antecipada no sábado pela coluna de Ancelmo Gois, no GLOBO, e, segundo o secretário de Conservação, Marcus Belchior, deve ser levada para outros locais do Rio.

— Após o período de testes com o equipamento instalado na Central, vamos fazer uma parceria com a Secretaria de Ordem Pública (Seop) para mapear outros pontos que precisam dos mictórios. É um modelo de fáceis operação e limpeza — afirmou Belchior.

Um levantamento feito pelo GLOBO, com base numa amostragem de 194 detenções de mijões, feitas pela Seop durante o período de 1 a 17 de fevereiro, mostra que, ao menos na época de carnaval, o xixi na rua parece ser um problema metropolitano. Nada menos do que 25%, ou um quarto dos flagrados em blocos do Centro e da Zona Sul são moradores de municípios do entorno da capital: Baixada, São Gonçalo ou Niterói. Logo em seguida, vieram os moradores da Zona Norte, com 24%. Os da Zona Oeste e de Jacarepaguá somaram 16% do total. Fecham a lista Zona Sul (10%); Grande Tijuca (6%) e Barra (4%). Outros locais do interior e de fora do estado somaram 15%.

XIXI levou 808 para as delegacias

Ao todo, este ano foram levadas para delegacias 808 pessoas durante apresentações de blocos. No ano passado, foram 1.014. Na amostragem analisada pelo GLOBO, apenas 5% dos detidos eram mulheres. A faixa etária predominante foi a de 26 a 35 anos (52,5%). Em seguida, veio a de 18 a 25 anos, com 40,2%.

Poucos registros tinham a profissão dos detidos. Entre os que declararam, os estudantes universitários foram os que mais apareceram: 22 ou 11,3%. Mas há de tudo: de um militar de 26 anos, morador de Curicica, a um empresário paulista, de 27 anos, morador da Barra, passando por um fotógrafo de 28, morador do Leblon.

— O carnaval não é uma festa da civilidade. Tudo que é tipo de tabu, você rompe no carnaval — comenta o antropólogo Roberto DaMatta, autor do livro “Carnaval, malandros e heróis”, que acredita ser difícil resolver de uma vez por todas o problema do xixi na rua no período de folia.
O secretário de Ordem Pública, Alex Costa, diz que o efetivo de repressão vem aumentando, mas admite que ainda há muito caminho a percorrer:

— É uma questão puramente educacional, que precisa ser revertida, assim como os carros nas calçadas, o lixo jogado nas ruas e tantas outras irregularidades que atingem em cheio o bem comum e causam dano ao patrimônio.

A nova solução contra o xixi na rua, que deve ser expandida em parceria entre a Seop e a Conservação, é comum em países da Europa, como a Holanda. O modelo carioca custa R$ 19 mil, e sua primeira unidade foi adquirida com o apoio da iniciativa privada. A manutenção no novo equipamento público será feita pela Comlurb duas vezes ao dia. Por se tratar de uma estrutura totalmente à prova d´água, um carro-pipa poderá ser utilizado para fazer uma limpeza completa do mictório.

Outro detalhe. Apesar de parecer vazado, a Secretária de Conservação garante que só será possível ver duas partes do corpo dos homens que estiverem dentro da UFA!: o rosto e os pés.
— Assim, vamos evitar que o equipamento sirva de esconderijo ou algo do tipo para moradores de rua — acrescenta o secretário Belchior.

A UFA! contará com ligação direta com a rede de esgoto da Cedae. Para evitar mau cheiro, uma válvula especial não permite o retorno do odor das galerias.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee