Pages

sábado, 16 de fevereiro de 2013

CONCLAVE PARA ESCOLHA DO NOVO PAPA PODE SER ANTECIPADO

Por .   Postado  sábado, fevereiro 16, 2013   Sem Comentários


Foto de arquivo mostra cardeais entrando na Capela Sistina para o início do conclave que elegeria Bento XVI
Foto: AP (18-4-2005)


O Vaticano disse neste sábado que o conclave para escolher o sucessor do Papa Bento XVI pode começar antes do dia 15 de março caso já haja número suficiente de cardeais em Roma para eleger o novo Pontífice.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que as regras da Igreja que regulam o tempo de conclaves poderia ser "interpretada" de forma diferente desta vez por causa das circunstâncias únicas de renúncia histórica de Bento XVI. Ele havia dito anteriormente que o conclave iria começar entre 15 e 20 de março.

A Constituição apostólica 'Universi dominici gregis' (1996) estabelece que "os cardeais eleitores devem aguardar pelos ausentes quinze dias completos" para se reunir em conclave a fim de eleger o Papa. Mas, se houver "maioria", a reunião de onde pode ser antecipada.

Assim, o conclave poderia iniciar-se por volta de 10 de março, antecipando a reunião que deve se prolongar por três ou quatro dias. O novo Papa poderia inaugurar o seu pontificado em 19 de março, festa de São José, patrono da Igreja e preparar-se para a Semana Santa, que se inicia a 24 de março.

O fato permitiria não só uma transição organizada, deixando espaço para o sucessor de Bento XVI se integrar ao ritmo das novas funções, como também o regresso dos cardeais às suas dioceses a tempo de participarem nas cerimônias da Semana Santa.O GLOBO


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee