Pages

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

CHUVAS JÁ MUDAM ÂNIMO DE AGRICULTORES E COMERCIANTES NO INTERIOR.

Por .   Postado  terça-feira, fevereiro 19, 2013   Sem Comentários



A quadra invernosa, que começou no início de fevereiro no Ceará, parece já estar mudando os ânimos de agricultores e comerciantes.


Aos poucos, a desesperança com a estiagem prolongada, que afeta o Estado desde o ano passado, tem dado lugar à expectativa de que as chuvas consigam alterar o quadro crítico. 

“Essas chuvas foram alentadoras, mas ainda são de pequena intensidade”, avalia o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Tauá, Jefferson Cidrão Macilon. As precipitações que têm descido sobre a cidade desde a última quinta-feira, portanto, ainda não foram suficientes para fazer recarga de água nos açudes do município: os volumes dos reservatórios Várzea do Boi (4,98%) e Broco (5,83%) continuam entre as 20 represas em pior situação no Estado.

Por isso, ainda não houve impacto no comércio. Para haver uma recuperação econômica, seriam necessários cerca de quatro anos, segundo ele. Principalmente porque o rebanho de ovinos e caprinos - dos maiores do Ceará - teve baixas de cerca de 80%. “Se a principal fonte de renda, que é a pecuária, estava em ruína total, o que o comércio pode esperar?”

Entre os agricultores, o clima de expectativa e apreensão também não é diferente. “Já temos a informação de que pegou água no açude de Boa Viagem. A situação está sendo amenizada pela chuva, mas ainda tem muito o que se fazer”, diz Sueli Paz, coordenadora de Mulheres do Sertão Central, da Federação dos Trabalhadores(as) na Agricultura do Ceará (Fetraece).

De acordo com ela, os agricultores na região de Quixeramobim já começaram a plantar, e a esperança é que a chuva possibilite uma boa colheita. “Tem algumas pessoas dizendo que é frente fria, que não precisa dessa animação toda”, comenta. Apesar disso, ela diz acreditar que as chuvas provam o contrário.
Chuvas
Do último domingo, 17, até as sete horas de segunda-feira, 18, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 121 municípios do Ceará. As maiores chuvas atingiram Barroquinha (71,3 mm), Pedra Branca (57 mm), Milhã (54 mm), Sobral (51,6 mm).

Essas chuvas já representam as consequências da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável pela quadra invernosa no Estado. Um novo prognóstico climático deve ser divulgado pela Funceme na próxima sexta-feira, 22. Em janeiro, a previsão indicava chuvas abaixo da média.
Com as chuvas que vieram ao Ceará a partir de fevereiro, agricultores e comerciantes já mudaram positivamente os ânimos em relação à quadra invernosa. Apesar disso, ainda há apreensão e dúvidas sobre a quadra chuvosa de 2013.FONTE/OPOVO
                                         

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee