Pages

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

SOBRAL TERÁ INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE TILÁPIA

Por .   Postado  terça-feira, janeiro 15, 2013   Sem Comentários

O município de Sobral deverá começar, ainda neste primeiro semestre, as obras da maior indústria de beneficiamento de pescado do Nordeste.
O empreendimento é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA). A ideia é beneficiar toda a produção de tilápia da região norte do Estado. 
Cícero Emerson Moreira de Oliveira, coordenador de Ordenamento, Registro e Controle da SPA (Corec/CE), diz que a unidade tem previsão de começar as operações realizando o beneficiamento de 300 toneladas mensais de filé de tilápia.
A produção do pescado virá dos açudes da região. Uma visita será realizada a esses produtores para ver quais reservatórios poderão fazer parte do programa.
O técnico da SPA não fala sobre a capacidade máxima de beneficiamento da indústria, pois ela está diretamente ligada à capacidade de produção dos viveiros nos açudes, que é afetada diretamente por fatores climáticos, como a seca, que pode reduzir significativamente a produção do pescado.

A área que abrigará a indústria de beneficiamento está localizada no Distrito de Jaibaras. No momento, dois terrenos estão sendo cogitados. A unidade será construída em um terreno entre 2 mil e 3 mil metros quadrados, afirma Oliveira, e deverá gerar de 100 a 500 empregos diretos e indiretos. 


No Ceará, existem aproximadamente 15 indústrias de beneficiamento de pescado (peixes de água doce, água salgada e camarões). Mas a indústria de Sobral será a única a trabalhar, exclusivamente, com o beneficiamento de tilápia.
As vísceras resultantes do processo de beneficiamento têm destinação assegurada. A Secretaria da Pesca e a Petrobras fecharam acordo para que esse subproduto seja transformado em biocombustível. A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada à Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), fornecerá a Máquina Biopeixe, que irá converter 50% das vísceras em gordura para produção de óleo que será transformado em biodiesel.

A produção de pescado do Ceará hoje é estimada em 160 mil toneladas/mês. Desse total, 30 mil toneladas seriam apenas de tilápia criada em cativeiro nos açudes do Estado.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A produção de tilápia no Ceará, atualmente, é estimada em 30 mil toneladas, volume referente apenas á produção em cativeiro nos açudes do Estado. A nova indústria atenderia a todos os produtores da região norte.
Números
300 toneladas mensais serão beneficiadas
500 empregos é a média dos que serão gerados pela 
indústria. OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee